em

Ponta Grossa terá Feira do Peixe digital na próxima semana

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa decidiu manter a tradicional Feira do Peixe da Semana Santa em formato digital neste ano. O evento, que está agendado para acontecer entre os dias 12 e 15 de abril, conta com a parceria dos produtores de peixe da cidade e da Agência Transformare. As vendas serão realizadas direto na propriedade do produtor, com uma plataforma on-line que auxiliará o público consumidor na hora da compra, para fazer encomendas para comprar somente no local.

De acordo com o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), Bruno Costa, com o intuito de auxiliar os produtores de peixe e o público consumidor foi desenvolvido um canal on-line exclusivo para o evento. “O formato digital da Feira do Peixe é um balcão on-line cooperativo, que não gera custo para o produtor e nem para a Prefeitura, e desenvolvido para fortalecer a produção local e fazer a inclusão digital do setor. A Prefeitura auxilia na divulgação, sendo o elo entre os consumidores e os produtores”, afirma Costa.

Jonas Franco, responsável pela Transformare, explica que os peixes não são comprados direto da plataforma como um marketplace, mas sim, o espaço servirá como um catálogo, em que cada produtor participante terá sua loja dentro da Feira on-line. “Pela plataforma o cliente poderá encomendar os peixes através do WhatsApp do pesqueiro tendo que fazer a retira no local”, explica Franco, salientando que a negociação de preço e pagamento acontece diretamente com o produtor.

O piscicultor Bruno Slompo comenta que mesmo com a pandemia, a procura estava maior de peixe no ano passado, neste período, mas que os produtores estão otimistas para as vendas na Semana Santa. “Sentimos que o aumento de preços assustou o consumidor para a compra antecipada, mas mesmo assim, entendemos que para a semana da Páscoa, em nossa propriedade esperamos vender de 1,5 a 2 toneladas de peixe”, comenta Bruno que adianta que além de tilápia, outras variedades de peixe estarão disponíveis.

Costa comenta que mesmo com o controle da pandemia, o objetivo dos produtores é fazer com que os clientes vão até as propriedades, tanto por possibilitar a escolha dos produtos pelo cliente, como também, para mostrar o que o local tem para oferecer e com isso fomentar as vendas. “Os produtores entenderam que realizar a Feira nestes moldes oportuniza o contato direto com o pesqueiro, sendo mais atrativo do que deslocar a estrutura para o centro da cidade”, finaliza o secretário municipal.

A Feira do Peixe Digital de Ponta Grossa acontece do dia 12 a 14 de abril das 9h às 20 horas e no dia 15 de abril, das 9h às 12 horas. O site da plataforma digital será divulgado no final desta semana.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.