em

Ponta Grossa interrompe ensino intercalado em escolas municipais

Foto: Arquivo DC

A Prefeitura de Ponta Grossa está optando por interromper a oferta do ensino híbrido intercalado* em escolas da rede municipal. A mudança ocorre com o aumento de alunos em sala de aula. A informação está sendo repassada aos pais de alunos, após comunicado feito nesta segunda-feira (23) pelo município às diretoras de escolas, por meio de reunião virtual. O ensino remoto continua existindo.

Desde o início da pandemia de covid-19, uma saída encontrada para o retorno das aulas presenciais foi alternar as aulas entre o presencial e o remoto. No modo presencial, cada sala de aula foi dividida em duas turmas, e cada turma vinha frequentando a escola em semanas alternadas. A redução do número de alunos em sala foi a forma de prevenir contágios pelo coronavírus.

Ensino híbrido

Segundo a equipe pedagógica de algumas escolas, a Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que já é possível inserir, na mesma turma, todos os alunos em sala, que foram colocados inicialmente no ensino presencial intercalado.

Nesta semana, algumas das escolas estão enviando mensagens aos pais, informando que todos os alunos podem ir, ao mesmo tempo, para as aulas. A mudança inicia imediatamente.

Com isso, o município deve passar a contar com alunos em sala, frequentando o ensino presencial, sem interrupções, de segunda a sexta-feira. Ou seja, o ensino híbrido deixa de ser no modo intercalado (uma semana sim, outra não), e passa a ser constante.

Decisão

A reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais entrou em contato com a SME. Por meio de sua assessoria de imprensa, a secretaria detalhou como se dão as mudanças. Segundo a prefeitura, a redução no distanciamento entre carteiras é que permite ampliar o número de alunos.

“A SME consolidou junto às escolas a orientação para que seja reduzida a distância mínima entre os alunos, passando de 1,5m para 1m. Assim, as escolas poderão realizar adaptações na quantidade de alunos em sala de aula. Esse número poderá variar conforme a disponibilidade de espaço. Assim, algumas unidades poderão inclusive receber os alunos em sua totalidade. No entanto, o ensino remoto continuará disponível para aquelas famílias que optarem pelo modelo”, informou.

Distanciamento

Na semana passada, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa-PR) orientou a redução do distanciamento entre carteiras de 1,5 metro para 1 metro. Na ocasião, a prefeitura de Ponta Grossa informou que não tinha previsão de redução do distanciamento. No entanto, reconheceu que a medida permitiria ampliar o ensino presencial.

Confira aqui a resolução que autoriza redução no distanciamento em sala de aula

*ERRATA: ENSINO INTERCALADO – Na publicação original, o dcmais informava a interrupção do ensino híbrido. No entanto, o título poderia induzir ao erro, fazendo supor que o município interrompia o ensino remoto.

Na verdade, existe o ensino híbrido ofertado pelo município (o remoto e o presencial). O que muda é que os alunos que optam pelo ensino presencial deixam de ter a possibilidade de intercalar aulas presenciais e a distância.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.