A Prefeitura de Ponta Grossa pretende retomar a linha ‘Sem Parar’, a partir do mês do mês de fevereiro, com a volta às aulas. Os ônibus funcionavam em operação normal até o início da pandemia mas, conforme apurado pela reportagem, o serviço foi suspenso devido à baixa demanda de passageiros. “Espera-se que, com a volta às aulas, o sistema possa retornar”, informou a nota encaminhada pela assessoria de comunicação.
Após o retorno, os ônibus dessa linha farão a ligação entre o Terminal Central e Terminal Uvaranas como também o Terminal Central e o Terminal de Oficinas, sem parada em pontos de ônibus localizados em vias públicas. A previsão é no próximo mês mas, segundo a prefeitura, tudo irá depender do estudo de demanda de público para voltar o funcionamento.
A linha Sem Parar foi implantada em Ponta Grossa no ano de 2013. Em julho daquele ano, os micro-ônibus que atendiam às rotas do Sem Parar foram substituídos por veículos biarticulados, de cor azul – para serem identificados mais facilmente – e dotados de um sistema de georreferenciamento, que permitiu o monitoramento sobre o modo de condução do motorista e preparado para fornecer informações sobre o tempo de chegada aos terminais.
Atualmente, três carros ainda com identificação de linhas Sem Parar continuam circulando pela cidade entre os terminais, porém eles não estão incluídos no sistema que previa, originalmente, o deslocamento sem paradas. Ou seja, estão operando como veículos convencionais do transporte público.
Pontos de Ligação
Ainda de acordo com a prefeitura, os Pontos de Ligação Rápida (PLR) do transporte coletivo, do Núcleo Santa Paula e do Bairro Cará-Cará (Siqueira Campos), estão em funcionamento desde que foram implantados em 2020.
Pelo projeto inicial proposto pela prefeitura na gestão do ex-prefeito Marcelo Rangel, além dos bairros citados acima, os PRLs também deveriam ser implantados na Biblioteca Municipal e Conservatório, Pronto Socorro, Praça do Ponto Azul, praça atrás do Cemitério São José, UEPG Central, Palmeirinha, Monteiro Lobato, Vila Estrela e 31 de Março. A expectativa era de que todas as estruturas tivessem sido instaladas até o final de 2020.
Sobre o projeto para novas instalações, a prefeitura informou que, no momento, há projetos em andamento para as novas implantações de PLRs.
“Quanto à mudança de itinerários e horários, o transporte é dinâmico e as necessidades dos passageiros também. Dessa forma, a prefeitura está sempre estudando maneiras de adequar o atendimento às necessidades dos cidadãos”, disse a nota.
O objetivo dos PLRs é a redução do tempo de viagem e do tempo de espera dos passageiros. Com os Pontos de Ligação Rápida, os usuários das outras regiões podem chegar ao mesmo destino usando os terminais para a sua integração.
Integrações
De acordo com a AMTT, os passageiros das linhas Recanto Verde e Castanheira via Vicentina que usam o sistema de bilhetagem eletrônica podem utilizar o PLR Siqueira Campos para se deslocarem entre o bairro e os terminais do Centro e de Oficinas.
O mesmo vale para viagens iniciadas em outras linhas do sistema com destino ao PLR Siqueira Campos, sendo possível a, partir dele, a integração pelo mesmo tempo nas linhas PLR Centro, PLR Oficinas, Castanheira via Vicentina e Recanto Verde.
A integração do Santa Paula conta com oito linhas no total: Buenos Aires, Dom Bosco, Gralha Azul, Roma (via Canaã), Santa Paula, Santa Terezinha, Shangrilá-Nova Rússia e PLR Santa Paula.
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