em

PG que ampliar número de veículos movidos a energia limpa

Caminhão elétrico da PGA é um dos poucos veículos movidos a energia limpa na cidade. Foto: Divulgação

Até o final do ano 2024, a Prefeitura de Ponta Grossa pretende mudar o perfil de sua frota oficial de veículos, fazendo com que 10% de todos os carros sejam movidos a energia limpa. A previsão está descrita no Plano de Metas (PDM) 2021-2024, documento que direciona ações e investimentos da atual gestão municipal.


Como veículos movidos energia limpa, a Prefeitura está considerando os carros de motor híbrido, elétrico ou a gás. A meta é ainda mais audaciosa dentro de 10 anos (2031), quando a intenção é estar com 50% da frota de transporte híbrido/limpo. Inclui ônibus do transporte coletivo e táxis.


Para isso, o PDM pretende incluir novos veículos movidos a energia limpa a cada ano. A previsão é de chegar a 4% neste ano e a 10% já a partir do ano que vem. No entanto, a primeira etapa do cronograma não foi cumprido. Previa que, em 2021, 2% da frota oficial já seria movida a energia limpa, o que acabou não ocorrendo.


“Uma das maiores dificuldades enfrentadas hoje é a disponibilidade de montadoras atenderem a demanda e realizarem a entrega de veículos movidos a energia limpa. Tanto que, mesmo com a intenção do município em efetuar a compra, as últimas licitações foram desertas”, informou o secretário municipal de Meio Ambiente, André Luis Pitela.

Ônibus

A Prefeitura também listou no PDM a intenção de aumentar gradativamente o percentual de veículos movidos a energia limpa na frota da Viação Campos Gerais (VCG), atual empresa responsável pelo serviço de transporte público na cidade. A taxa deveria chegar a 4% em 2024. No entanto, todos os veículos da frota ainda são movidos a diesel. Como o contrato com a VCG se encerra em junho de 2023, o PDM informa que será estudado “ajuste no contrato com a concessionária de Transporte Público”, provavelmente na nova concessão.

Leia mais no DC+: Alta do diesel impacta em R$ 400 mil despesas da VCG

Energia limpa

Por enquanto, de concreto, o que existe é o uso do veículo adquirido pela empresa Ponta Grossa Ambiental (PGA). A empresa tem caminhão 100% elétrico que recolhe resíduos sólidos orgânicos usados na geração de energia elétrica. O Município informa que está programando a compra de três veículos movidos a gás, aproveitando o potencial da Usina Termoelétrica a Biogás, instalada no Distrito Industrial.

Leia mais no DC+: Usina Termelétrica de Ponta Grossa finalista em prêmio nacional

Desta mesma série de reportagens, leia também:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.