em

PG gerou mais novos empregos do que Curitiba em setembro

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

PG gerou mais novos empregos formais do que Curitiba no mês de setembro. Enquanto que a cidade dos Campos Gerais registrou um saldo de 638 novas vagas, na capital do estado o saldo ficou em 260.

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, que define o saldo de novos empregos diminuindo as demissões das contratações realizadas em cada cidade brasileira.

Em PG o destaque do saldo de empregos formais de setembro foi o setor de serviços, que sozinho gerou 455 novas vagas. Dentro dele, os segmentos com os melhores resultados foram atividades de atendimento hospitalar, exceto urgências (+186 vagas) e atividades administrativas (+117 vagas).

Em relação às outras atividades econômicas, em segundo lugar vem o comércio, com +182 oportunidades, e a construção, com +30. Na contramão, agropecuária (-11) e indústria (-18) mais demitiram do que contrataram na cidade.

Acumulado do ano

No acumulado do ano PG soma a criação de 3.364 novos empregos, tendo setembro ficado como o segundo melhor mês do ano. Ele é superado por junho, que registrou 647 novas oportunidades. O único mês que fechou com saldo negativo foi março (-157 vagas).

De janeiro a setembro, o desempenho da prestação de serviços é disparado em relação aos outros setores. Ele registrou +2.744 vagas, sendo 980 apenas relativas a atividades administrativas, versus +852 na indústria, +658 no comércio, +93 na agropecuária e -983 na construção.

Saldo de empregos de PG x outras cidades

Em setembro Ponta Grossa superou o saldo de empregos de Curitiba e se aproximou do de Maringá, mas no acumulado do ano fica atrás de todas as outras quatro maiores cidades do estado – incluindo Cascavel, que possui 20 mil habitantes a menos do que o município dos Campos Gerais.

Veja abaixo:

Brasil

O Brasil registrou, em setembro, a geração de 278.085 postos de trabalho formais no país. No acumulado de janeiro a setembro de 2022, o saldo chegou a 2.147.600 novos postos de trabalho.

No mês de setembro o saldo positivo foi verificado em todas as 27 Unidades Federativas e em todos os 5 grandes grupamentos de atividades econômicas. O maior crescimento ocorreu no setor de Serviços, com saldo de 122.562 postos, com destaque para os subsetores de Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas, com saldo de 59.210 vagas no mês. O setor do Comércio ficou em segundo lugar, com saldo positivo de 57.974 e a Indústria apresentou o terceiro maior saldo positivo, geração de 56.909 postos. O setor da Construção também registrou saldo positivo, com 31.166 postos e a Agropecuária registrou criação de 9.474 postos. 

Saiba mais neste link.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.