em

Novo Hemonúcleo já tem data para abrir as portas em PG

A nova sede do Hemonúcleo de Ponta Grossa deve começar a atender a população a partir do dia 19 de setembro na sua sede própria, localizada na área central de Ponta Grossa, ao lado do Samu. A informação foi confirmada por Fabíola Viol Tonon Alves, gestora do Hemepar de Ponta Grossa.

O imóvel foi fechado para reforma em 2018 e, desde então, os atendimentos estão sendo realizados em um prédio localizado próximo do desativado Hospital Amadeu Puppi. As obras foram concluídas no começo deste ano, mas ainda era necessária a chegada do novo mobiliário como mesas, cadeiras, armários e pedras de mármore.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA-PR), o novo prédio também vai contar com poltronas de coleta para quatro doadores simultaneamente, totalizando 72 doações por dia. Hoje a manutenção é de 65 coletas por dia no Hemonúcleo de Ponta Grossa, de segunda a sexta-feira, atendendo a demanda hemoterápica da região.

Reforma

O contrato 2.666/2018 previu a reforma estrutural e ampliação do Hemobanco, com investimento de R$ 950.750,00, recursos do Governo do Estado. A entrega estava prevista para abril de 2020 mas houve imprevistos que foram ainda mais agravados com a pandemia de covid-19. Um novo prazo de entrega foi estabelecido até o final de 2021.

De acordo com a SESA-PR, alguns imprevistos surgiram para a aquisição da mobília. “A empresa vencedora da primeira licitação, após 30 dias, declinou em fornecer o contratualizado. Então um novo certame, no valor de R$ 370.000,00, foi realizado no começo desse ano”, disse a pasta.

***

Hemepar terá força-tarefa

O Hemepar fará, ao longo desta semana, atendimentos das 8 horas às 17 horas, incluindo o feriado de 7 de setembro, para levantar o máximo de estoque de sangue possível antes da mudança para a nova sede. A medida se deve também à baixa procura pelos doadores nos dias de frio. Na sexta-feira (9), os atendimentos vão somente até o meio-dia.

“Dos dias 12 a 16 de setembro nós não vamos fazer coletas de sangue porque será o período em que estaremos encaixotando os equipamentos que serão levados para o novo prédio. Por isso pedimos para que a população procure pelo Hemepar ao longo desta semana para que não ocorra desabastecimento no estoque durante este período”, disse Fabíola.

Segundo a gestora, os tipos sanguíneos O negativo e O positivo são os que estão com os estoques mais baixos. As doações podem ser agendadas pelo site do Hemonúcleo. Os interessados também podem procurar diretamente pela sede do Hemepar.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.