em

IBGE pede desculpas por atraso no pagamento de recenseadores

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) emitiu nota onde pede desculpas aos cerca de 44 mil recenseadores em todo o Brasil devido ao atraso do pagamento de coleta do Censo Demográfico 2022 que iniciou no dia 8 de agosto. O atraso foi divulgado nas redes sociais pelos profissionais.

“O IBGE reconhece e pede desculpas aos recenseadores pela demora na liberação do pagamento referente ao trabalho de coleta do Censo. O Instituto está comprometido em reduzir esses prazos, a partir de mudanças, simplificações nos processos, que serão divulgadas em breve. O IBGE reafirma o compromisso de honrar as suas obrigações em remunerar devidamente todos aqueles que vêm trabalhando na operação censitária”, disse a nota.

O órgão justificou a lentidão devido ao volume de dados pessoais dos recenseadores cadastrados no sistema e processados em curto espaço de tempo. Ao todo são 312 recenseadores previstos para atuar em Ponta Grossa.

Na região são 132 profissionais distribuídos nos municípios de Carambeí, Castro, Ipiranga, Palmeira e Porto Amazonas. No entanto, o IBGE não confirmou quantos deles foram prejudicados com o atraso.

Censo

No Paraná, são mais de 11 mil pessoas, entre recenseadores e agentes censitários. A coleta, o momento em que as pessoas serão visitadas e responderão ao questionário, ocorre de agosto a outubro. A divulgação dos primeiros resultados, inclusive a contagem da população, está prevista para dezembro deste ano.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.