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IAT aguarda resultado de laudo para estabelecer multa à empresa

Arquivo DC.

O Instituto Água e Terra (IAT) aguarda o resultado do laudo da análise da coleta de água realizada na semana passada na região do Rio Pitangui após acidente envolvendo tombamento de caminhão da empresa Pro Tork na PRC-373 que ocasionou derramamento de quase 50 mil litros da carga perto do curso de água no dia 14 de outubro.

Conforme apontou o órgão, o laudo irá apontar o grau de contaminação da água, o que irá influenciar no valor da multa que será aplicada à empresa responsável pelo caminhão. “É visível que houve danos ambientais no rio e ações de contenção por parte da empresa responsável seguem sendo realizadas no local”, destacou nota encaminhada pelo IAT. A expectativa é que o resultado do laudo saia em aproximadamente 30 dias.

A carreta que tombou tinha dois tanques compartimentados que estavam carregados com gasolina, álcool e óleo diesel que somavam cerca de 56 mil litros de combustíveis. Por conta do acidente, as duas pistas ficaram interditadas por cerca de 16 horas em decorrência dos riscos de explosão da carreta.

De acordo com a Pro Tork, a companhia Ambipar foi contratada com o objetivo de adotar medidas emergenciais para evitar ainda mais impactos ambientais. Conforme a nota encaminhada pela empresa, inúmeras barreiras de contenção foram instaladas no local e várias equipes atual em cinco pontos estratégicos do rio. Cerca de 80% dos trabalhos, segundo a empresa, foram efetuados.

“O rio foi pouco atingido por conta das ações proativas que foram tomadas, inclusive, com a sucção dos resíduos nas barreiras evitando o derramamento de combustível no corpo hídrico”, informou a Pro Tork. Como medidas emergenciais, absorventes e demais equipamentos como boias, além de outros materiais adequados por equipes especializadas e Corpo de Bombeiros foram colocados no leito do rio para evitar ainda mais a contaminação.

Causa do acidente

O motorista, que não ficou ferido com gravidade, relatou que estava trafegando pela via quando percebeu que um tambor de freio se soltou do veículo que estava à frente. A peça metálica foi para o meio da rodovia e o caminhão acabou atingido. A colisão causou danos no pneu, fez com que o caminhoneiro perdesse o controle da direção e tombasse.

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