em

FNL pede saneamento após surto de diarreia no Parque das Andorinhas

Famílias pedem liberação para ligação de água e luz, além de banheiros químicos e chuveiro coletivo

Foto: Júlio César / Arquivo DC

Nas redes sociais, a Frente Nacional de Luta Campos e Cidade (FNL) divulgou, nesta segunda-feira (28), uma carta direcionada à prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, solicitando que autorize ligação de água e luz na ocupação do Parque das Andorinhas. A área pública no Bairro Neves teve sua ocupação iniciada em dezembro de 2021, e conta com centenas de famílias, entre elas 300 crianças, segundo a FNL. Sem saneamento básico, o movimento relata um surto de diarreia no local e também pede banheiros químicos, chuveiro coletivo e cestas básicas.

Parque das Andorinhas

Segundo o advogado de defesa das famílias instaladas no local, Alisso Alves Pepe, na última sexta-feira (25), uma audiência de conciliação estabeleceu prazo de 5 dias para que a Prolar apresente o projeto – já existente – de urbanização do Parque das Andorinhas.

Também ficou estabelecido que a Prolar deverá fazer o cadastro das famílias, tendo a colaboração de outras equipes da prefeitura e que a Companhia de Habitação de Ponta Grossa (Prolar) deverá fixar placas no entorno da ocupação, informando que a área é objeto de litígio, não sendo permitida a venda, locação ou cessão dos lotes e casas existentes.

Durante o encontro, o movimento já havia solicitado melhorias em infraestrutura, como a autorização do município para a ligação de energia elétrica e água, banheiros químicos e adequações no arruamento. A Procuradoria Geral do Município informou que encaminharia essas demandas aos setores responsáveis. Outra audiência foi marcada para 25 de abril de 2022, às 15 horas, para a continuidade das tratativas.

Leia também:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.