O projeto de lei que prevê a extinção da Secretaria Municipal de Governo (PL 27/22), em tramitação na Câmara de Vereadores de Ponta Grossa, recebeu parecer favorável da Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR) e agora depende de parecer das comissões de Finanças, Orçamento e Fiscalização; e de Obras, Serviços Públicos, Trânsito, Transporte, Mobilidade Urbana e Acessibilidade para então ser levada à votação em plenário.
A extinção da secretaria – até então comandada pelo ex-vereador Sebastião Mainardes Junior – já havia sido anunciada pela prefeita Elizabeth Schmidt em fevereiro, com objetivo de gerar economia e otimizar a máquina pública. Conforme o PL, as ações da Secretaria de Governo serão absorvidas pelo Gabinete da prefeita, hoje chefiado por Edgar Hampf, que ficará responsável pela chefia de gabinete, diretoria executiva, departamento administrativo, ouvidoria geral do Município, assessoria de gabinete, assessoria de assuntos comunitários e assessoria de imprensa.
A extinção da pasta faz parte de uma série de mudanças administrativas propostas pelo governo municipal e que incluem a extinção da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT), já aprovada, além da extinção de Companhia de Habitação de Ponta Grossa (Prolar) e da Companhia Pontagrossense de Serviços (CPS), e mudanças na Fundação Educacional de Ponta Grossa (Funepo), em tramitação na Câmara.