em

Cratera engole calçadas em bairro de Ponta Grossa

Soares mostra local onde calçada está sumindo (Fábio Matavelli)

Moradores e comerciantes da Rua Ernesto Vilela, em Ponta Grossa, estão preocupados com o que estão chamando de “cratera”. Um terreno composto, basicamente, por vegetação vem sofrendo erosão e gradativamente avança sobre a calçada. Agora, quem passa diariamente pelo trecho próximo ao cruzamento com a Rua Pedro Álvares Cabral se preocupa com o avanço da cratera.

É o caso de Adão Soares. Ele tem um comércio de veículos que fica ao lado do terreno. Segundo ele, a situação vem piorando, principalmente, nos últimos três anos.
“Isso aqui já está engolindo a calçada. A prefeitura chegou a colocar manilhas na área de estacionamento de veículos, como se fosse interditar. Mas, de prático, nada foi feito até agora”, diz o comerciante, afirmando que chegou a abrir protocolo pedindo solução para a questão.

Uma verificação no Google Street View demonstra que, até 2013, a calçada e o muro estavam no local. Três anos depois, o muro já havia caído e, no ano passado, metade da calçada já não existia.

Questionada, a prefeitura informou que o imóvel em questão é particular, mas não informou que tipo de intervenção o município pode realizar para interromper os danos à via pública e os riscos a pedestres e motoristas.

Crateras

Não é a primeira vez que problema desse tipo surge na cidade. Em 2015, a prefeitura realizou obra de cerca de R$ 400 mil para recomposição de área na Rua Antonio Vieira, onde uma cratera avançou, destruindo metade da rua. O local ficou interditado por cerca de três anos. No Jardim Giana, a Rua Professora Júlia Carneiro Rosas ainda aguarda obras, depois que situação semelhante ocorreu. O local está interditado há quase dois anos.

Mutirão

O prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, mencionou que nesta semana tem início uma força-tarefa para recuperar pavimentos e galerias na cidade. A declaração foi dada durante seu programa de rádio, na manhã de segunda-feira (24). Segundo ele, o mutirão ocorre devido ao aumento nos estragos ocasionados pelas chuvas intensas das últimas duas semanas. Ontem, equipes realizavam manutenção em galerias pluviais na Rua Riachuelo, no Centro.

Nessa semana, prefeitura realiza um mutirão para recuperar ruas e galerias (Divulgação)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.