em

Construção volta a gerar novos empregos em PG após 13 meses

Foto que ilustra a geração de empregos no setor da construção em Ponta Grossa
Foto: Arquivo DC/Ilustrativa

O setor da construção voltou a gerar novos empregos em Ponta Grossa em abril, após passar os 13 meses anteriores mais demitindo do que contratando trabalhadores formais na cidade. Foram 58 novas vagas com carteira assinada, número bem melhor do que o saldo negativo da extinção de 292 postos de trabalho obtido em março, por exemplo.

O levantamento foi feito pela reportagem do jornal Diário dos Campos e portal dcmais com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), sistema do Governo Federal que registra todas as admissões e desligamentos feitos em território nacional.

Dos 58 novos empregos gerados pela construção em abril em PG, 32 são de serviços especializados, como instalações elétricas e hidráulicas, por exemplo, 22 na construção de rodovias e ferrovias e 18 na montagem de instalações industriais e estruturas metálicas, além de outros segmentos do setor. Em contrapartida, a construção de edifícios registrou -17 vagas.

Saldo de abril

No total, o saldo de abril ficou em +383 oportunidades formais na cidade, sendo destaques os setores de serviços (+155) e comércio (+133). A indústria fechou o mês com +42 vagas e a agropecuária com -5.

Comparado às outras maiores cidades do estado, o resultado mensal de PG é melhor que o de Londrina (+170) e Maringá (+349), mas inferior ao de Cascavel (+576) e Curitiba (+437).

Em todo o Paraná, o saldo atingiu 8.925 novas vagas.

Quadrimestre

No acumulado do ano, de janeiro a abril Ponta Grossa soma +951 oportunidades de emprego com carteira assinada. O destaque disparado é o setor de serviços, com 1.137 contratações a mais do que demissões.

Na sequência está a indústria (+231 vagas), o comércio (+114) e a agropecuária (+71). Apesar do resultado positivo em abril, a construção fechou o quadrimestre acumulando um saldo negativo de 602 postos de trabalho com carteira assinada.

No comparativo com as outras grandes cidades do Paraná, Ponta Grossa sai na retaguarda do top 5 de populações. Enquanto a cidade dos Campos Gerais gerou “apenas” 951 novas vagas no quadrimestre, Curitiba gerou 16.623, Cascavel 2.901, Maringá 3.027 e Londrina 1.668.

Foto que ilustra a geração de empregos no setor da construção em Ponta Grossa
Foto: Arquivo DC/Ilustrativa

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.