em

Comércio vai reabrir de forma escalonada na próxima semana em PG

MATÉRIA ATUALIZADA ÀS 10H40 COM AS INFORMAÇÕES CONFIRMADAS PELO NOVO DECRETO

O comércio será autorizado a abrir a partir de segunda-feira (29), conforme uma escala de horário por segmento de produtos comercializados, mas a circulação do transporte coletivo urbano permanecerá suspensa, mesmo porque há uma decisão de paralisação dos serviços por parte do sindicato dos funcionários da Viação Campos Gerais (VCG), que ontem não efetuou o pagamento da segunda parcela dos salários.

A decisão foi tomada ontem pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 em Ponta Grossa, conforme apurado pela reportagem do Diário dos Campos e do portal dcmais. Um novo decreto municipal nesse sentido está foi publicado nesta sexta-feira confirmando as informações pré-apuradas pelo DC.

A reabertura das lojas, através de um escalonamento, foi solicitada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa (Sindilojas) por meio de um ofício à Prefeitura Municipal e embasado em estudo realizado pelas associações comerciais, industriais e empresarias de Ponta Grossa e de outros municípios da região – Cacicpar. O documento foi assinado pelo secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, José Loureiro Neto, que também preside o sindicato.

Entidades como o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná (Sinepe) e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) também apresentaram sugestões.

Horários

Os horários que constam no decreto são semelhantes ao sugerido Sindilojas: das 9h às 17hs para lojas de vestuário, artigos pessoais e demais atividades não especificadas e das 10h às 18h para as lojas de produtos eletrônicos e utilidades domésticas, enquanto que os shoppings centers e galerias comerciais poderão funcionar das 11h às 20h.

“Entendemos que essas sugestões são essenciais para a nossa economia, respeitando todos os protocolos e normas de higienização”, destacou Loureiro no ofício, no entanto não foi possível confirmar os horários estabelecidos pelo Comitê.

Esta forma de funcionamento do comércio já foi adotada em 2020. “Entendemos ser a melhor solução para este momento tão difícil, possibilitando aos empresários a abertura de seus estabelecimentos, com todo protocolo sanitário necessário, sendo possível a contenção de aglomeração na abertura e fechamento do comércio de nossa cidade e no transporte público”, escreveu Loureiro no documento apresentado na quarta-feira (24).

Mais

O decreto também deve estabelecer medidas de funcionamento para bares e restaurantes, academias de ginásticas, e diversos outros segmentos econômicos, assim como parques e praças públicas; igrejas e templos. A expectativa é que o decreto também prorrogue o toque de recolher em vigor diariamente no município entre às 22h e 6h.

Leia também:

https://dcmais.com.br/ponta-grossa/novo-decreto-academias-poderao-reabrir-em-pg-apesar-de-parques-e-esportes-amadores-seguirem-fechados/

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.