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CMT analisa se transporte por aplicativo pode subsidiar ônibus

Foto: (Arquivo DC)

O Conselho Municipal de Transportes (CMT) volta a se reunir, nesta terça-feira (26), para analisar os documentos contábeis da Viação Campos Gerais (VCG), empresa que realiza  o transporte público em Ponta Grossa. Além de poder apresentar uma proposta de novo valor da tarifa de ônibus, o órgão está se detendo no estudo de estratégias para reduzir o custo final do serviço ao usuário. Uma delas seria taxar o serviço de transporte por aplicativo.

Transporte por aplicativo

Na última análise da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), a tarifa técnica apresentada por de R$ 8,35, o que representaria um aumento considerável no preço da passagem, atualmente em R$ 4,30. Na reunião anterior do Conselho, semana passada, uma das sugestões apresentas foi regulamentar a aplicar taxas sobre o serviço de transporte por aplicativo.

A ideia seria que taxas cobradas sobre o transporte por aplicativo poderiam gerar recursos para subsidiar o transporte público. Um dos argumentos para a redução no número de passageiros de ônibus em Ponta Grossa é que a popularização do transporte por aplicativos fez cair o interesse pelo transporte coletivo.

Quedas ano a ano

Embora a redução no número de passageiros ocorra, levantamento feito pelo Diário dos Campos e portal dcmais mostra que a queda ocorre ano a ano. Os dados foram colhidos no Portal da Transparência da AMTT, e tema de reportagem do DC em agosto deste ano*.

O Uber, que é um dos serviços mais conhecidos nesse segmento, chegou à cidade em 2017. No ano seguinte, o total de passageiros nos ônibus foi 3,2% menor. Porém, a redução vinha ocorrendo desde os dois anos anteriores. Entre 2015 e 2017, a queda no número de passageiros foi de 5,07%.

Sobe e desce de usuários

Apesar da queda, o número de passageiros registrados entre 2015 e 2019 foi maior do que o verificado nos anos 2013 e 2014. Um dos fatores que pode ter feito crescer o número de passageiros a partir de 2015 foi a ampliação da gratuidade para estudantes, através do chamado “Passe Livre”. Ou seja, mesmo com aumento no número de passageiros, também houve queda no número de pagantes. Em 2012, as gratuidades representavam 10,78% do total de usuários. Em 2019, esse percentual chegou a 16,2%.

Propostas para baratear o ônibus

O presidente do CMT, Elidio Carlos Curi de Macedo, prefere não entrar em detalhes sobre as propostas em análise durante as reuniões. Segundo ele, nenhuma delas é conclusiva até o momento. Mas ele confirma que a discussão gira em torno da busca de subsídio para o transporte público.

Entre as sugestões também está a possibilidade de a Prefeitura arcar com os custos das gratuidades dos estudantes, pessoas com deficiência e idosos. Ainda se analisa a proposta de repassar ao Município a completa responsabilidade pela manutenção de terminais, e a retirada total ou parcial da alíquota do ISS pago pela VCG.

Passageiros transportados a cada ano

ANO / PASSAGEIROS

2012 33.133.01

2013 28.036.984

2014 27.840.463

2015 32.982.739

2016 32.005.394

2017 31.307.673

2018 30.284.703

2019 28.963.005

2020 15.399.406

2021 6.547.970*

* Usuários computados até o final de julho. O portal da transparência da AMTT está indisponível para consultas desde 16/10, aparentemente devido a problemas técnicos

FONTE: Portal da Transparência da AMTT

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