em

Casais retomam realização de casamentos em Ponta Grossa

Diminuição do número de casos de covid-19 impulsionou a retomada do setor – mas que relata que o movimento ainda não foi normalizado

A redução no número de casos de covid-19 está provocando a retomada da realização de casamentos em Ponta Grossa, tanto de casais que precisaram desmarcar a data devido à pandemia, quanto daqueles que decidiram se unir agora. Com isso, o setor que ficou praticamente parado volta a ver “uma luz no fim do túnel”, apesar de o movimento de festas ainda não se igualar ao pré-pandêmico.

“Desde o final do ano passado a procura aumentou bastante, junto com a flexibilização de algumas restrições e da confiança do pessoal para a realização do seu evento, mas ainda não está como antes. Uma mudança que percebemos agora é que estão se buscando datas mais próximas, muito por conta do pessoal que teve que esperar a pandemia”, conta Valderes dos Santos Berte, proprietária da Chácara Berté, espaço que recebe eventos sociais há cerca de 12 anos.

O relato é parecido na Arte Belle Noivas, empresa de aluguel de vestidos. “A procura está melhor do que antes, mas ainda não voltou ao que estávamos acostumados. Percebemos também que as noivas estão procurando vestidos para cerimônias mais simples e com bem menos antecedência. Temos casos que a mulher chega na semana da festa para escolher uma peça”, afirma Ana Haidamacha, bordadeira da loja.

Remarcações

A igreja católica também tem sentido a retomada dos eventos, principalmente daqueles que já estavam marcados e não puderam ser realizados devido às restrições da pandemia. “Temos como norma da Diocese de Ponta Grossa a marcação com 6 meses de antecedência, e desde o ano passado os casais voltaram a nos contatar. No ano passado percebemos que as cerimônias tiveram menos convidados, mas não sabemos se é por conta da pandemia ou opção do casal. Agora voltou a normalizar”, relata o padre Joel Napela, coordenador da ação evangelizadora da Diocese e pároco da Paróquia Santa Terezinha.

Cartórios também sentem retomada dos casamentos em Ponta Grossa

A volta dos casamentos também foi percebida pelos cartórios, que registraram baixa anual de registros em 2020 e alta em 2021 – mas com o total ainda não sendo semelhante ao de anos anteriores, como 2019, 2018, 2017, 2016 e 2015, por exemplo.

O levantamento foi feito pela reportagem do jornal Diário dos Campos e portal dcmais com base nos dados do Portal da Transparência do Registro Civil.

Desde o ano passado a maior procura foi no último trimestre daquele ano, que registrou 537 casamentos “no civil”, 50,4% a mais do que nos três meses anteriores. No primeiro trimestre de 2022 o total caiu 28,5%, mas ainda foi superior ao 1º, 2º e 3º trimestres de 2021.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.