em

Uso da máscara continua respeitado no Centro de PG

Foto: Recorte avaliou o comportamento de 635 pessoas que passaram pelo Calçadão na manhã da última terça-feira (17) / José Aldinan

A reportagem do Diário dos Campos e Portal dcmais voltou às ruas para verificar se os ponta-grossenses continuam respeitando o uso da máscara. Em fevereiro deste ano, as equipes de jornalismo já haviam percorrido os bairros Neves, Uvaranas e vias comerciais. Dessa vez, o destino escolhido foi o chamado Calçadão da Coronel Cláudio, uma das vias mais movimentadas de Ponta Grossa.

O recorte avaliou o comportamento de 635 pessoas que passaram pelo Calçadão na manhã desta terça-feira (17), no período das 10 às 10h30, período analisado pela reportagem. O resultado mostrou que, desse total, 593 pessoas faziam uso da proteção facial, enquanto que 42 estavam com a máscara no queixo para fumar ou estavam sem o objeto.

A reportagem tentou abordar algumas pessoas que não estavam protegidas, mas elas não quiseram dar entrevista, mas foi possível observar as que não estavam com a proteção são mais jovens, com idades entre 20 e 30 anos.

Relembre

Em fevereiro, a amostragem revelou que 84,6% das pessoas que circulavam pela Avenida Vicente Machado e Rua Balduíno Taques, regiões movimentadas na região central da cidade, faziam o uso da máscara, enquanto que apenas 43,4% dos transeuntes faziam uso na Avenida Carlos Cavalcanti, em Uvaranas, 25% na Rua Washington Luiz, bairro Neves e 26% na Rua Fagundes Varela, bairro Uvaranas.

Multa

O uso de máscaras está previsto na lei 17.395/2020 que torna a proteção obrigatória durante o período de pandemia. O não cumprimento pode gerar multa para pessoas físicas no valor de R$ 400.  Para as pessoas jurídicas – lojas, shoppings e supermercados – a multa pode chegar a R$ 2.132,00.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.