Menu
em

Testes rápidos devem terminar nesta semana em Ponta Grossa

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) deve fazer uso, nesta semana, dos últimos materiais utilizados para aplicação dos testes rápidos da covid-19. Conforme informações repassadas pela assessoria de imprensa, até essa terça-feira (25) havia o suficiente para aplicação de 220 testes rápidos. Considerando que, somente entre segunda e terça-feira, foram aplicados 122 testes rápidos, o estoque de insumos está perto do fim.

De acordo com a prefeitura, os testes do tipo RT-PCR são aqueles que oferecem maior confiabilidade. No entanto, os testes rápidos – que foram enviados pelo governo federal – foram aplicados em maior número desde o início da pandemia. Dos 18.073 testes aplicados no município até terça-feira (26), 12.021 foram do tipo teste rápido e 6.052 do PCR.

Conforme detalhado pelo secretário adjunto em Saúde, Dr. Rodrigo Manjabosco, os testes rápidos servem, principalmente, para identificar a reação da população ao vírus. “Serve para saber se os pacientes monitorados desenvolveram anticorpos, imunidade contra o vírus. Esses anticorpos podem aparecer [no teste] até dois meses depois de o paciente ter passado pela ocorrência da doença”, comentou em junho, quando os testes rápidos começaram a ser realizados a partir de coletas em UBS.

Conforme estudo da Fiocruz, o teste One Step Covid-19 (teste rápido) demonstrou que, entre 20 amostras coletadas positivas, uma teve resultado negativo. Isso sugere sensibilidade de 95,2%.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile