em

Sesa aponta subnotificação de óbitos em Curitiba

Imagem ilustrativa / Arquivo DC

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa-PR) informou, nesta quinta-feira (5), ter identificado a subnotificação de óbitos ocasionados pela covid-19 em Curitiba. De acordo com o órgão, os óbitos totais de residentes de Curitiba estão desatualizados em virtude da não notificação por parte do município ao Sistema Oficial do Estado do Paraná (Notifica covid-19), que é compulsória. No painel da Sesa são 1.407 mortes. No site da prefeitura, são 1.504.

A Sesa identificou preliminarmente a falta de registro de aproximadamente 80 óbitos desde o dia 2 de outubro, que deixaram, portanto, de serem informados ao Estado pela Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba. A Sesa ressalta a importância da informação correta, fiel e transparente.

A secretaria lembrou que os municípios são responsáveis pelos atendimentos e confirmações de casos. Também é de responsabilidade dos gestores municipais o registro das informações referentes aos pacientes no Notifica COVID-19, para que casos e óbitos possam ser contabilizados pelo Centro de Informações Estratégias em Vigilância em Saúde (CIEVS) da secretaria estadual.

No estado

A Sesa informou nesta quinta-feira (5) mais 910 casos confirmados e 25 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus no estado. Todos estavam internados. São 11 mulheres e 14 homens, com idades que variam de 29 a 88 anos. Os óbitos ocorreram entre 23 de outubro e 05 de novembro.

Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 nesta quinta-feira mostram que o Paraná soma 214.918 casos e 5.242 mortos em decorrência da doença. (com Agência Estadual de Notícias)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.