Menu
em

Ranking do PR diz que 122 cidades aplicaram mais doses do que receberam

Foto: AEN

O portal da transparência da covid-19 disponibilizado pelo Governo do Estado do Paraná é um dos mais completo do Brasil. Atualiza diariamente dados relevantes a respeito de internamentos em hospitais, taxa de contágio pelo coronavírus, óbitos, isolamento social, entre outros dados. No entanto, parte dessas estatísticas depende da atualização fornecida por cada município, o que gera dados difíceis de compreender.

Na manhã deste sábado (17), o ranking de vacinação contra covid-19 trazia, por exemplo, um dado curioso: 122 municípios do Paraná aplicaram mais doses do que receberam. Nessa situação insólita, Lindoeste é a campeã, tendo aplicado 140,6% das primeiras doses. Aparece tendo recebido 729 doses e tendo aplicado 1.025. Obviamente, algo impossível.

Em Iguaraçu, diz o portal, foram aplicadas 102,4% das primeiras doses e 103,2% das segundas doses. Na região dos Campos Gerais, Arapoti aparece como se tivesse recebido 2.677 doses e aplicado 2.720.

Retorno da Sesa

Consultada pela reportagem do portal dcmais, a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Saúde (SESA-PR) informou que “os dados são preliminares e sujeitos a alterações. Quem preenche os dados são os municípios, pode ter sido erro de digitação ou algo do gênero”.

Ponta Grossa aplicou 98% das primeiras doses

O ranking coloca Ponta Grossa como sendo o município que usou maior percentual de doses recebidas para primeira aplicação, entre as maiores cidades do Paraná. O portal da transparência do estado informa que a cidade aplicou 51.746, e que atingiu, assim, o uso de 39.291 (98,4%) das primeiras doses e 12.455 (43,7%) das segundas doses. Os números são muito próximos dos divulgados  pelo portal da prefeitura, onde a tabela atualizada diariamente informa que já foram aplicadas 51.955 doses. O município, no entanto, não informa na tabela diária quantas doses já recebeu. Segundo o Paraná, Ponta Grossa recebeu 68.426 doses.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile