Menu
em

Procura por testes de covid-19 dobra em rede de farmácias

Testes para detecção do Covid-19. Foto: Roque de Sá/Agência Senado Saúde

As festas de fim de ano, com as reuniões junto a amigos e familiares, e a chegada das férias de verão impulsionaram a procura por testes de Covid-19. Na última semana, a rede de farmácias Nissei registrou crescimento de 97% na procura por esse tipo de testagem, assim como na porcentagem de resultados positivos.

Se na semana de 13 de dezembro de 2021 o resultado positivo aparecia em 3,1% dos exames realizados, no período seguinte o número foi de 7,5%. Já entre os dias 27 de dezembro de 2021 e 02 de janeiro de 2022, 18,6% dos testes realizados tiveram resultado positivo, enquanto na semana do dia 3 de janeiro de 2022 a porcentagem de positivos saltou para 29,4% – praticamente três resultados positivos para cada 10 testes realizados.

“A vacinação é essencial porque evita o desenvolvimento de casos graves e óbitos, mas mesmo com a imunização é necessário seguir com cuidados como o uso de máscaras de proteção e desinfecção com álcool em gel. Nesse cenário no qual a doença ainda se faz presente, as farmácias exercem um papel muito importante no combate à Covid-19, pois muitas vezes são o primeiro agente de saúde a ser consultado pela população”, comenta o CEO da Nissei, Alexandre Maeoka.

“A testagem continua sendo uma medida muito importante tanto para a conscientização quanto para a prevenção da disseminação da doença”, acrescenta, destacando a importância da procura por testes de covid-19.

Leia também: Ponta Grossa volta a ter morte por covid depois de 20 dias

Sesa admite aumento de casos de covid no Paraná

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) está monitorando a situação epidemiológica do Paraná e o crescimento no número de casos diários divulgados pela pasta. Neste momento, o aumento está diretamente ligado com a maior circulação de pessoas em todo o Estado, devido as festividades de fim de ano.

Além disso, deve-se considerar um atraso no envio de amostras para os laboratórios credenciados do Estado como o Laboratório Central do Paraná (Lacen/PR) e Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) na última semana, também relacionado com os recessos e feriados.

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta terça-feira (4) mais 2.575 casos confirmados e 14 mortes — referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas — em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Há ajustes ao final do texto.

Saiba mais neste link e confira o informe completo clicando aqui.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile