Menu
em

Prefeitura de Ponta Grossa vai monitorar quem esteve no velório da 12ª vítima de covid

A prefeitura de Ponta Grossa informou, na tarde desta quarta-feira (29), que está em contato com os familiares do paciente diagnosticado com covid-19 cujo corpo foi velado no final de semana. De acordo com nota enviada pela assessoria de imprensa da Fundação Municipal de Saúde (FMS), o homem de 40 anos que faleceu no dia 26 na Ala Covid do Hospital Universitário e foi sepultado na segunda-feira (27), não poderia ter sido encaminhado para velório. Neste momento, e FMS está solicitando à família do paciente uma relação das pessoas que estiveram no velório, para fazer o posterior monitoramento de todos eles e seus contatos.

“Neste caso em específico, a Vigilância Sanitária Municipal está averiguando qual foi o procedimento adotado e por quem [houve a] liberação do velório”, detalhou a prefeitura. Para tentar evitar a disseminação do vírus, a FMS está acompanhando o caso de perto desde terça-feira (28). O resultado do exame que apontou resultado positivo para o novo coronavírus só foi divulgado na noite do dia 27. O paciente estava internado desde o dia 23 na Ala Covid do HU. “Como o corpo do paciente estava na Ala Covid-19 e o atestado de óbito constava como causa morte Síndrome Respiratória Aguda, foi realizado todo o procedimento necessário, incluindo o embalamento para sepultamento direto, sem a possibilidade de velório. Todo óbito em área Covid-19, seja ele positivado, suspeito ou descartado, mas que esteja nesta área, não pode ser velado”, explicou a prefeitura.

Ala Covid

A Universidade Estadual de Ponta Grossa, por meio de seu Hospital Universitário, se limitou a informar por meio de nota que “o paciente esteve internado na ala Covid. Quando foi a óbito, a família foi comunicada, o protocolo de casos suspeitos ou confirmados foi seguido, com documentação e imagens que comprovam a retirada do corpo com os padrões de segurança exigidos. Uma vez retirado do HU, o paciente não é mais responsabilidade da instituição”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile