em

Prefeitura busca formas de ampliar vacinação de crianças em PG

Ponta Grossa recebeu 10 mil doses, mas só aplicou 6 mil

Foto ilustrativa

A Prefeitura de Ponta Grossa está buscando estratégias para ampliar a vacinação de crianças em PG, na faixa etária dos 5 aos 11 anos. A informação é da Fundação Municipal de Saúde (FMS), em resposta aos questionamentos do Diário dos Campos e portal dcmais sobre o baixo percentual de crianças imunizadas até o momento.

Vacinação de crianças em PG

Conforme levantamento feito com base no vacinômetro municipal, apenas 16% do público-alvo com menos de 12 anos recebeu aplicação de dose. Outros municípios, como Curitiba e Londrina, avançaram para outras faixas etárias, imunizando já público geral (sem comorbidades) com 5 anos de idade.

Confira as informações da FMS a respeito da campanha de imunização infantil contra covid-19 em Ponta Grossa:

Qual o índice de aplicação de doses recebidas e quantas foram aplicadas?

Das 10 mil doses pediátricas recebidas até o momento e colocadas à disposição via agendamento, aplicamos 6 mil. A Fundação de Saúde já vem estudando novas estratégias para gerenciar esses pontos e ampliar o índice de imunização infantil.

Quantas crianças com idade entre 5 e 11 anos tiveram seu pré-cadastro preenchido no site da FMS?

Foram 22.980 cadastros até o momento. [Como o Município estima haver cerca de 35 mil crianças nessa faixa etária na cidade, significaria que aproximadamente 35% das crianças sequer foram incluídas no sistema e, portanto, não compõem ainda os chamamentos para aplicação].

Por que o município está vacinando o público na faixa dos 9 anos, enquanto municípios como Curitiba e Londrina já atingiram todas as faixas etárias?

Estamos seguindo o Plano Nacional de Imunização, que prevê prioridade por faixa etária, dos mais velhos para os mais novos. Não podemos avançar enquanto não atingirmos grande parte do público previsto para cada faixa etária. Outros municípios tem ampliado a faixa etária sem vacinar a maior parte do público da etapa anterior. [Essa informação é coerente com o que foi verificado em Curitiba, onde todas as faixas etárias foram contempladas, mas o percentual de imunização está em torno de 40% das crianças].

Existe dificuldade de adesão da população no que se refere à vacinação infantil? Por quê?

Estamos identificando diferentes situações, como incompatibilidade de horários para pais que trabalham e crianças que estudam, além das restrições previstas para esta vacinação, como a necessidade de intervalo de 30 dias para quando a criança tiver tomado outra vacina ou positivado para covid-19. Isso tem resultado em um índice de ausência em nossos agendamentos da vacinação pediátrica.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.