em

Ponta Grossa vacinou 16% de suas crianças contra covid-19

Percentual é baixo, mesmo em cidade cuja aplicação chegou aos 5 anos

Arquivo DC

Ponta Grossa vacinou contra covid-19, até essa terça-feira (8), um total de 5.552 crianças com idade entre 5 e 11 anos, das quais 691 são crianças com comorbidades. O dado consta no vacinômetro, planilha divulgada na página oficial do Município, e que aponta baixo percentual de imunização desse público. A Prefeitura havia informado, no início da campanha de imunização infantil, a estimativa de 35 mil crianças nessa faixa etária. Significa que a vacina atingiu apenas 15,8% dessa população, até a semana em que todos os alunos da rede municipal voltaram às aulas presenciais.

O vacinômetro do município pode ser conferido aqui

Vacina em crianças

Não se trata apenas de demora na aplicação das vacinas. Levantamento feito pelo Diário dos Campos e portal dcmais mostra que o percentual também não é alto em Curitiba e Londrina, dois dos grandes municípios do Paraná que mais avançaram nas faixas etárias dos mais jovens. Enquanto Ponta Grossa imuniza crianças de 9 anos, as outras duas cidades chegaram ao público com 5 anos, sem comorbidades. A imunização nos três municípios iniciou dos mais velhos para os mais novos.

Em Curitiba, até segunda-feira, 66.713 crianças de 5 a 11 anos foram imunizadas. A reportagem cruzou os dados da imunização com a estimativa de público entre 5 e 11 anos, que confirmam baixo percentual de vacinação. Segundo dados informados pelo Município em sua página oficial, estima-se haver mais de 164 mil crianças nessa faixa etária. Portanto, apesar do rápido avanço nas faixas etárias, a vacinação atingiu cerca de 40% do público até momento.

De acordo com a prefeitura de Curitiba, no mais recente chamamento foram vacinadas as crianças nascidas a partir de 8 de fevereiro de 2017. Crianças das faixas etárias que já foram convocadas e não compareceram na data para a primeira dose deverão aguardar a convocação da repescagem.

25% em Londrina

Ontem, a Prefeitura de Londrina também liberou o agendamento da vacinação contra a covid-19 para crianças de 5 e 6 anos, sem comorbidades. Com isso, o município atinge todas as crianças que estão dentro da faixa etária liberadas para a vacinação, pelo Ministério da Saúde, de 5 a 11 anos. Até o início da semana, a aplicação havia atingido 9.998 crianças nessa faixa. Como a estimativa é de 40 mil criança, significa que a imunização atingiu apenas 25% do público-alvo.

No Paraná

No Paraná, o último levantamento divulgado foi na semana passada, quando a imunização havia chegado a 133.700 crianças, o que corresponderia a 12,4% dos 1.075.294 jovens entre 5 e 11 anos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.