em

Ponta Grossa envia pacientes com covid-19 a outras regiões

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) confirmou nesta quinta-feira (17), a ocorrência do 84º óbito por covid-19 em Ponta Grossa. A vítima é uma mulher de 71 anos, com comorbidades, que teve teste PCR positivo em 04/09. O óbito ocorreu no último dia 15. Ela era moradora do Centro, vendedora autônoma, deixou dois filhos. Faleceu bem longe de casa, no Hospital Regional do Centro Oeste, em Guarapuava.

O DC apurou que, na quarta-feira (16), outro paciente com sintomas de covid-19 foi encaminhado para Guarapuava, no mesmo hospital. Pelo menos mais cinco pacientes de Ponta Grossa, casos confirmados para novo coronavírus, faleceram no Hospital Nossa Senhora do Rocio, em Campo Largo neste mês.

Embora a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa-PR) não confirme, as mortes fora da cidade coincidem com o aumento na taxa de ocupação de leitos. A Ala Covid do Hospital Universitário (HU) está com todos os 30 leitos de UTI ocupados. Em toda a cidade, em hospitais SUS e privado, estão livres somente 14 dos outros 95 leitos de UTI existentes. No entanto, os leitos SUS em Ponta Grossa estão somente no HU.

HGU

Além do Hospital Universitário, somente o Hospital Geral Unimed fornece o relato detalhado e transparente na internet sobre os atendimentos de pacientes com a doença. O HGU informou, em seu boletim desta quinta-feira, que possui sete casos confirmados em internamento e um caso suspeito. Seis desses estão em leito de UTI, o que corresponde a 33,3% da capacidade atual da instituição.

96 novos casos

A FMS confirmou a ocorrência de 96 novos casos de covid-19 em Ponta Grossa. O município tem agora 4.240 casos confirmados, dos quais 2.563 são considerados recuperados. Estão em isolamento domiciliar 1.544 pacientes, outros 12 estão internados em leitos de enfermaria e 28 em leitos de UTI. Seguem monitoradas 4.603 pessoas e nove óbitos estão sob investigação.

Moradora de asilo morre na UPA 24 horas

A FMS confirmou, no início da tarde dessa quinta-feira (17), a 83ª morte causada por covid-19. A vítima é uma mulher de 102 anos, que residia em um asilo de Ponta Grossa. Com essa idade, pode-se dizer que ela nasceu na época em que ocorria a epidemia de gripe espanhola, registrada entre 1918 e 1920, mas acabou falecendo em decorrência da pandemia do novo coronavírus. A morte ocorreu na UPA do Núcleo Santa Paula, no dia 13 de setembro. O exame PCR positivo só foi informado na quarta-feira (16).

Essa foi a quarta morte seguida causada pela doença entre moradores de asilo. Na quarta-feira (16), a prefeitura informou três óbitos, e o Diário dos Campos confirmou que todas as vítimas residiam em asilos da cidade.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.