Menu
em

Ponta Grossa é 120ª em ranking de vacinação no Paraná

Ranking divulgado pelo estado revela estágio da vacinação em cidades

Foto: Divulgação

Entre os municípios que mais avançaram na vacinação do Paraná, Floresta, no Norte do Paraná, aparece no topo da campanha de imunização contra covid-19. A cidade registra aplicação superior a 100% (114%) da população vacinável, com primeiras doses (quando é atingida população acima da estimada). Segundo o IBGE, são 6.926 habitantes. Até o momento 6.814 primeiras doses foram aplicadas na população acima de 12 anos.

Vacinação no Paraná

Os dados constam no ranking da vacinação no Paraná contra covid-19, em plataforma atualizada diariamente pelo Governo do Estado. Outros seis municípios conseguiram taxa de imunização superior a 100% no Paraná, no que se refere à primeira dose: Fazenda Rio Grande, Pontal do Paraná, Matinhos, Maringá, Porto Rico e Sabáudia.

Na região dos Campos Gerais, Castro foi a que mais avançou até o momento, tendo imunizado 85,23% da população com primeiras doses recebidas, o que corresponde a 57.178 primeiras doses aplicadas.

Primeira dose em Ponta Grossa

Maringá tem a quinta melhor colocação no percentual de aplicação de primeiras doses no Paraná. Entre os 10 municípios mais populosos, Ponta Grossa está em nono no ranking da vacinação no Paraná. Em relação aos 399 municípios, o município tem posição 140.

Dados colhidos a partir do ranking estadual de vacinação

Segunda dose no Paraná

Na aplicação de segunda dose de vacina, Floresta novamente está no topo. O município aplicou 5.416 doses, o que corresponde a 91,32% da população. Maringá tem quarta melhor posição no estado, tendo atingido 84,43% da população (301.493 pessoas) com aplicação da segunda dose. Na região dos Campos Gerais, São João do Triunfo teve melhor posição, tendo imunizado 66,32% da população com segunda dose.

Segunda dose em Ponta Grossa

Entre os 10 municípios mais populosos do Paraná, Ponta Grossa aparece com o menor percentual de aplicação de segunda dose, embora a Fundação Municipal de Saúde (FMS) tenha declarado, nessa semana, que a população tem aderido à campanha, diante dos agendamentos que se esgotam em poucas horas. Entre os 399 municípios, a cidade aparece na posição 363 em aplicação de segundas doses.

Dados colhidos através do ranking estadual de vacinação

Divergências no número da vacinação

O ranking da vacinação, divulgado pelo Governo do Paraná, não inclui dados referentes à aplicação de terceiras doses, ou doses de reforço. O dado também não pode ser obtido através do painel do Ministério da Saúde, que apresenta instabilidade, e não registrava nenhuma dose de reforço aplicada no Paraná, nessa quinta-feira (18).

Cada esfera governamental também faz diferentes formas de cálculo. O Governo Federal soma segundas doses com doses únicas. A prefeitura de Ponta Grossa apresenta com soma ou de forma isolada.

Para efeito de comparação entre municípios, a reportagem considerou dados divulgados pelo Governo do Paraná. No entanto, o vacinômetro da Prefeitura de Ponta Grossa diverge dos números apresentados pelo Governo do Estado e pelo Governo Federal.

A prefeitura de Ponta Grossa se manifestou sobre o assunto, através de sua assessoria de imprensa:

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde, está pautada nos dados atualizados no Vacinômetro local, que conta com atualização mais frequente das doses recebidas, doses aplicadas, público previsto e público imunizado. Não temos etapas de segunda dose em atraso, todas estão ocorrendo dentro do cronograma previsto.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile