Menu
em

Ponta Grossa deixa de informar data de óbito das mortes por covid-19

Óbitos irão compor gráfico percentual disponível no boletim

A partir desta terça-feira (8), a prefeitura de Ponta Grossa informou que não fará mais a numeração dos óbitos ocasionados pela covid-19. A contagem permanece, mas os dados anteriormente informados sobre sexo e idade das vítimas será incluído apenas em um gráfico.

Segundo nota explicativa enviada pela assessoria de imprensa, “em reunião, os membros do COE decidiram por realizar o monitoramento dos óbitos através do gráfico, devido ao número atualizado de casos. Sendo assim, as informações de perfil, como sexo e faixa etária, deverão ser consultados no gráfico”.

Não será mais informado quando a vítima teve confirmação de contágio, nem por qual método (RT-PCR ou diagnóstico clínico). Não será possível dizer se o paciente tinha comorbidades, nem a data em que ocorreu o óbito.

A mudança inviabiliza qualquer esforço de humanização dos casos pela imprensa. O Diário dos Campos vinha cruzando os dados do boletim municipal da doença com os dados públicos do Serviço Funerário Municipal, única forma de descrever o bairro onde o paciente residia, o hospital onde faleceu, quantos filhos deixou e qual profissão exercia. Com a mudança, os óbitos passam a ser apenas um percentual.

Mais 79 casos

Com 79 casos confirmados nesta terça-feira (8), a prefeitura de Ponta Grossa informou a ocorrência de 9.721 contágios pelo novo coronavírus ao longo da pandemia. São 5.682 pacientes recuperados, 3.829 em isolamento domiciliar, 15 internados em leitos de enfermaria e 11 em leitos de UTI. O município também informou a ocorrência de mais uma morte, a de número 179.

Leitos

De acordo com a UEPG, a Ala Covid do Hospital Universitário tem 38 dos 44 leitos clínicos em uso e 21 dos 30 leitos de UTI ocupados. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) monitora 5.721 casos suspeitos de contágio, e investiga a causa de seis óbitos suspeitos de covid-19. Do total de óbitos confirmados até agora, 60% é de homens e 40% de mulheres, a maioria entre 70 e 79 anos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile