em

Ômicron avança e PR reabre 443 leitos de covid: veja gráficos de janeiro

SESA ampliou leitos em 54% em menos de um mês

O Paraná iniciou o ano ofertando 816 leitos SUS exclusivos para casos suspeitos ou confirmados covid-19. O número é bem menor do que o verificado no início de dezembro de 2021, quando havia 1.525 leitos ofertado em todo o estado. A redução aconteceu na medida em que o número de contágio, após queda, se manteve relativamente controlado. No entanto, janeiro de 2022 foi momento para reativar leitos. Em menos de um mês, a SESA passou de 816 leitos para 1.259 leitos destinado a esses pacientes. Os 443 novos leitos de covid correspondem a um aumento de 54,2% em 28 dias.

Leitos de covid

A reabertura dos leitos é reflexo do avanço da covid-19 no Paraná, onde a taxa de ocupação em enfermaria, até essa sexta-feira (29), chegava a 82% na UTI da Macrorregião Norte. Em todo o estado, a média de ocupação é de 51% em Enfermaria e 65% em UTI.

Os gráficos são surpreendentes, ao mostrar a elevação na taxa de contágios, e que justificam o novo aumento na oferta de leitos de covid. No dia 27 foram divulgados 27.805 novos casos da doença. Como se toda uma cidade do porte de Reserva ou Piraí do Sul tivesse sido infectada apenas em 24 horas. E a média tem sido essa nos últimos quatro dias.

Confira o boletim completo da SESA-PR

Com isso, mesmo a vacinação, e ainda considerando que a Ômicron – que predomina no estado – é uma variante menos agressiva, os óbitos também aumentaram. Na sexta-feira foram 58 mortes divulgadas. A média verificada a partir da segunda metade de janeiro já se mostra similar à verificada em meados de outubro de 2021. Isso preocupa, porque o traçado nos gráficos é similar aos que antecederam picos da doença.

Em Ponta Grossa, foram 999 casos divulgados no boletim dessa sexta-feira (29), e o ritmo que seguem as estatísticas sugere que, nessa próxima semana, não será surpresa se o número de contágios em um dia ultrapassar a taxa recorde de 1.000 pacientes.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.