Menu
em

Ocupação de UTIs sobe para 93% na Macrorregião Leste do Paraná

Média móvel no último final de semana foi a maior em toda a pandemia (Gráfico: Sesa-PR)

A Macrorregião Leste, na qual está inserido o município de Ponta Grossa, apresentou nesta quarta-feira (25) a maior taxa de ocupação de leitos para covid-19 do Paraná. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa-PR), a taxa de ocupação dos leitos de UTI chegou a 93%. No setor de enfermaria, atingiu 73%. Nos dois casos, trata-se no maior percentual em todo o estado. O dado se refere apenas aos leitos SUS que, em Ponta Grossa, estão todos no Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU).

O número macrorregional inclui sete regionais, nas quais estão municípios como Curitiba, Guarapuava, Paranaguá e Telêmaco Borba. Já o HU de Ponta Grossa reduziu ocupação no setor de enfermaria, chegando a ter 17 dos 25 leitos ocupados. Porém, a UTI aumentou sua taxa de ocupação para 25 dos 30 leitos, até o final da tarde dessa quarta-feira.

Os números estaduais sugerem que a taxa da macrorregião subiu, em parte, devido ao aumento nas ocupações em Curitiba, apesar do anúncio de abertura de novos leitos pelo secretário de estado de Saúde, Beto Preto. Na última sexta-feira (20), ele se mostrou preocupado com o avanço no número de internamentos, e apelou para que a população intensifique os cuidados na prevenção ao contágio.

Média móvel

A média móvel da covid-19 no Paraná superou, nesta semana, os números de início de agosto, quando houve o recorde de contágios em período de sete dias. Nessa quarta-feira, a média ficou em 2.082 casos por dia. Mas superou 2,3 mil casos/dia no final de semana.

Novos casos

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-PR) divulgou nesta quarta-feira (25) mais 1.823 casos confirmados e 48 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Todos estavam internados. São 24 mulheres e 24 homens, com idades que variam de 32 e 89 anos. Os óbitos ocorreram entre 22 de agosto e 24 de novembro.

Retroativos

A Sesa registra também 1.981 casos confirmados retroativos do período entre 27 de abril a 23 de novembro. Os dados acumulados do monitoramento da covid-19 nesta quarta-feira mostram que o Paraná soma 262.235 casos e 5.925 mortos em decorrência da doença.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile