em

Menina de 14 anos descobre molécula que pode curar covid

Uma adolescente de 14 anos que mora no Texas (EUA) descobriu uma molécula que se une ao novo coronavírus e pode impedir a sua propagação. A jovem cientista Anika Chebrolu é descendente indiana e venceu o concurso 3M Young Scientist Challenge. O prêmio foi de US$ 25 mil, pouco mais de R$ 140 mil.

Anita pesquisava há meses compostos para combater a gripe comum, mas com a pandemia mudou o foco do estudo. Ela usou uma base de dados com 682 milhões de compostos e, com a ajuda de um programa de computador, descobriu como é possível unir a molécula ao vírus SARS-Cov-2. Qual é a molécula não foi revelada.

A descoberta da adolescente, segundo os jurados do concurso promovido pela 3M e outros cientistas, abre as portas para o desenvolvimento de medicamentos para um tratamento de cura à covid-19. Agora ela deve se unir a cientistas que investigam o vírus e que buscam a formulação de medicamentos para tratar a doença.

A motivação inicial dos estudos de Anita foi a gripe espanhola: “Me senti inspirada em encontrar uma possível cura para a covid-19 após ter estudado a fundo a pandemia da gripe de 1918 e descobrir que ainda hoje, todos os anos, morrem milhões de pessoas apesar das vacinas e medicamentos que já existem para gripe”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.