em

Média móvel da covid segue em queda, diz FMS

Foto: Arquivo DC

O boletim oficial da covid em Ponta Grossa registrou, nesta terça-feira (19), 35 novos casos confirmados da doença e nenhum novo óbito. Também informou que há quatro pacientes internados, sendo dois em leitos de enfermaria e outros dois em leitos de UTI. O número de pessoas sob recomendação de isolamento social segue em queda, e agora está em 5.113 pacientes. O município soma 1.530 mortes e 80.328 casos confirmados desde o início da pandemia, em março de 2020.

Panorama


A Fundação Municipal de Saúde (FMS) voltou a atualizar as estatísticas da pandemia em Ponta Grossa, nesta terça-feira. De acordo com os relatórios, houve variação de -20% na média móvel de novos casos no período de 14 dias. Também informou que a média móvel de óbito segue em queda, com variação de -67,4%. Os números sugerem que o contágio segue sob controle na cidade.

Leitos


Nesta semana, a Secretaria de Estado de Saúde (SESA-PR) informou ter deixado de reservar leitos exclusivos para pacientes covid-19 ou com suspeita de contágio. Segundo a SESA-PR, a mudança teve início ainda em janeiro, mas a informação passou a ser discriminada nos boletins diários do estado no dia 4 de abril. Na prática, a alteração acaba impedindo o acompanhamento diário de novos casos confirmados em internamento, já que os pacientes agora estão diluídos em toda a rede. De acordo com a Secretaria, o Paraná tinha, nessa terça-feira, 130 pacientes com diagnóstico confirmado ou suspeita de covid internados em leitos SUS, sendo 58 em UTI e 72 em enfermaria.

No estado


A SESA também informou mais 1.735 casos confirmados e 11 mortes no Paraná, em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os óbitos são de quatro mulheres e sete homens com idades de 46 a 89 anos, e ocorreram entre 31 de maio de 2021 e 18 de abril de 2022. Os dados acumulados do monitoramento da covid-19 mostram que o estado soma 2.425.622 casos confirmados e 42.814 mortos pela doença.

Emergência


A redução de casos, internamentos e óbitos no Brasil motivou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a anunciar que o Ministério irá declarar o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin). Segundo ele, a portaria deve ser publicada em Diário Oficial da União nos próximos dias, e ocorre enquanto estados e municípios deixam de usar máscaras, e retiram restrições, apesar de manterem orientações em relação aos cuidados básicos contra o contágio pelo SARS-CoV-2.

LEIA NO DCMAIS: Saúde-PR confirma mais 1.735 casos de covid-19 e 11 óbitos

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.