Menu
em

Hospital Universitário amplia número de leitos em UTI covid

HU passa de 16 para 20 leitos de UTI na Ala Covid

O Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU) aumentou de 16 para 20 o número de leitos exclusivos para pacientes com suspeita ou confirmação de infecção pelo novo coronavírus. Com isso, até o final da manhã de segunda-feira (21), o percentual de ocupação caiu de 100% para 80%, estando com quatro leitos em UTI Covid vagos.

Leitos em UTI Covid

A informação consta no portal da transparência do uso de leitos no Paraná, que é atualizado diariamente pela Secretaria de Estado de Saúde (SESA-PR). Desde o início do ano, o Governo do Paraná vem fazendo ajustes e aumentando o número de leitos ofertados para pacientes covid, sem muito alarde.

No caso do HU, a medida pode ser reflexo dos números de contágio de Ponta Grossa, cidade sede do hospital que atende a pacientes de toda a região. Há 14 pacientes da cidade internados em leitos de UTI, o que significa que, até o final de semana, 87% dos pacientes eram de Ponta Grossa.

Também são do município outros 23 pacientes que estão em leitos de enfermaria, que hoje são em número de 40 no HU. Outras 12.915 pessoas estão sob recomendação de isolamento social, após confirmação de contágio pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).

4 óbitos

A Prefeitura de Ponta Grossa informou, em seu boletim oficial desta segunda-feira (21), o registro de quatro novos óbitos atribuídos à covid-19. Também informou 841 novos casos confirmados. Agora o município soma 75.381 casos confirmados e 1.488 mortes em decorrência de infecção pelo novo coronavírus.

Contágios

Apesar dos números altos, houve uma redução no comparativo com dias anteriores. A FMS informou, em seu levantamento da semana passada, redução de 73,5% na média móvel de casos confirmados, no período de 14 dias, em relação aos 14 dias anteriores à análise.

Mais mortes

Já os óbitos aparecem em crescimento. A variação da média móvel foi de +71% em 14 dias. Mesmo nesse cenário de aumento, é preciso traçar o comparativo com o ano passado. Em 2021, janeiro teve 104 mortes atribuídas à covid-19. Neste anos, no mesmo período, foram 12 mortes. Fevereiro de 2021 teve 116 óbitos; neste ano foram 16 até agora (considerando dados atualizados pela FMS até a última semana)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile