Menu
em

Em Ponta Grossa, um em cada cinco testados tem covid-19

Foto: Divulgação

A cada 10 pessoas testadas com suspeita de covid-19 em Ponta Grossa, pelo menos duas têm resultado positivo para o contágio. A estatística pode ser obtida a partir dos dados divulgados rotineiramente pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). Conforme descrito no documento, o município já realizou 73.864 testagens desde o início da pandemia, dos quais 16.492 tiveram diagnóstico confirmado para SARS-CoV-2, o que equivale a pouco mais de 22%.

Supondo que cada testagem corresponde a um único paciente, significaria também que cerca de 20% da população já foi testada. No entanto, há pessoas que fizeram o exame mais de uma vez. A partir de novembro de 2020, o número de pacientes que buscaram consulta e precisaram fazer os testes aumentou de forma perceptível. Há três meses, o percentual de positivados era 17,8%.

Embora os dados oficiais apontem para o aumento no número de infectados, o comparativo com outros municípios sugere que a taxa não é a mais alta entre os municípios com maior população no Paraná. Nem todos disponibilizam o número de testes realizados em seus boletins. No entanto, Londrina revela percentual de 24,7% em sua taxa de testes positivados; Maringá tem taxa de 31%.

Em análise

Por outro lado, Ponta Grossa também é o município com maior número de testes aguardando análise, segundo a Secretaria de Estado de Saúde. São 2.719 à espera de diagnóstico. Mais do que Curitiba (1.381), Londrina (239), Maringá (434) e Cascavel (317). A reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais questionou a Sesa-PR sobre a razão dessa disparidade, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile