Menu
em

Covid-19: Paraná bate recorde em média móvel de contágios

O boletim da covid-19 divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SESA-PR) aponta que o período compreendido entre final de maio e início de junho concentrou o maior número diário de novos novos casos da doença no Paraná. O traçado do gráfico de casos, que considera data de diagnóstico, se a acentuou a partir da semana passada, com a inclusão de dados retroativos.

Até o dia 19 de junho, o traçado apontava que a média móvel em maio e junho estava muito próxima da verificada em março, quando houve o registro de cerca de 5,7 mil casos/dia. Gradativamente, a linha de maio/junho foi ampliando sua curva, e agora adquire o aspecto de um novo pico, que supera aquele verificado cerca de três meses antes, estando prestes a atingir a linha de 7 mil  casos em um dia. O número é o maior desde o início da pandemia.

Diferença entre gráfico de 20 e de 28 de junho:

Gráfico de média móvel de contágios divulgado em 20/06
Traçado em gráfico aponta novo ápice de contágios entre maio e junho (Imagem: Boletim Sesa 28/06/21)

Dados atuais

Apesar do aumento verificado entre final de maio e início de junho, atualmente a média móvel de casos aponta 2.891 novos diagnósticos por dia, com uma queda de 50,9% em relação a 14 dias atrás. A estatística sugere redução no número de novos contágios.

Óbitos

O número de óbitos não seguiu, em maio e junho, alta em mesma proporção que de casos. A mais alta média móvel de mortes foi verificada em março, quando o estado chegou perto de verificar 250 falecimentos em um único dia. Em maio e junho, esse número ficou um pouco acima de 150. No mais recente boletim, a média móvel aponta 23 óbitos/dia e número 83,3% menor que o de 14 dias atrás.

Confira o boletim completo desta segunda-feira (28)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile