em

Covid-19: cai taxa de contágio e óbitos no PR, mas réveillon preocupa

Os dados do mais recente boletim da covid-19 no Paraná revelam uma aparente queda na média móvel de contágios e de óbitos a partir da segunda quinzena de dezembro. A redução foi quase tão abrupta quanto a subida de casos registrada na segunda quinzena de novembro, e formou um novo pico no gráfico disponiblizado pela Sesa-PR.

Conforme o traçado, é possível notar que o estado está voltando ao patamar do final de setembro no que se refere aos contágios. A média móvel de novos casos na última semana é de 1.792 casos diários. A queda é de 52,4% em relação a 14 dias atrás.

Em relação aos óbitos, a média móvel em sete dias é de 37 mortes diárias. A queda no número de óbitos é de 36,2%. Próximo ao verificado no final do mês de novembro.

Houve também uma queda na taxa de internamento nos hospitais. A taxa ainda é alta, mas está abaixo dos 90% nas UTIs em todas as quatro macrorregiões. A Macrorregião Leste, na qual está inserido o município de Ponta Grossa, ainda é aquela com maior taxa de ocupação: 86%. A redução percentual nos internamentos também tem relação com a abertura de novos leitos e remanejamento de outros.

Ala Covid

Em Ponta Grossa, a Ala Covid recebeu quatro novos leitos de emergência na última semana, e o hospital anunciou que atenderia quase que exclusivamente casos da doença. Com isso, o número de pacientes internados com sintomas ou confirmação da covid-19 já é o maior da história. Eram 78 pacientes até a noite de sexta-feira (1º), o que corresponde a toda a Ala Covid existente até semana passada, e que agora começa a ser estendida aos demais leitos do hospital, conforme necessidade.

Sesa-PR

Os olhos da Sesa-PR agora se voltam para as consequências do réveillon. A festa da virada não teve a mesma movimentação de outros anos, mas acarretou reuniões familiares e comemoração. O Governo do Estado chegou a suspender os efeitos do decreto de toque de recolher durante o réveillon. A limitação sobre circulação de pessoas entre 23 e 5 horas se mantém até este domingo (3), podendo ser novamente prorrogada na próxima semana.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.