em

Cidades da região estão sem casos de covid há uma semana

Profissionais de saúde transportam paciente para fora de hospital para infectados com Covid-19 em Moscou, na Rússia, em 13 de outubro de 2021 —
Foto: Tatyana Makeyeva/Reuters

O município de Tibagi está há 19 dias sem registrar nenhum novo casos de covid-19. O número foi destacado pela prefeitura, nesta terça-feira (7), em sua página oficial. O boletim de 19 de novembro foi o primeiro a informar que Tibagi havia zerado os casos ativos da doença. Com isso, o município não tem nenhum leito ocupado com caso da  doença, e nenhum isolamento domiciliar. Apenas dois casos suspeitos aguardam resultado de exames.

A cidade é umas das vizinhas de Ponta Grossa, e as estatísticas apontam que o fenômeno de redução nos números relacionados à pandemia está se tornando comum em vários outros municípios do Paraná.

Em Carambeí, a página oficial da prefeitura revela que o último caso confirmado ocorreu na quinta-feira passada, dia 2. Não há nenhum paciente com covid hospitalizado e apenas uma pessoa está em isolamento domiciliar.

Os leitos para covid-19, que tiveram alta taxa de ocupação em inúmeros municípios até por volta do mês de junho, agora refletem uma realidade totalmente oposta. Nenhum dos municípios que fazem limite com o território de Ponta Grossa têm pacientes internados com a doença. Isso se refere a Castro, Carambeí, Ipiranga, Tibagi e Palmeira. Naturalmente, uma parte dos pacientes dessas cidades é transferira ao Hospital Universitário em Ponta Grossa. Mas o fato de as cidades vizinhas não terem pacientes em leitos sugere que a falta de vagas não é mais um problema.

3ª Regional de Saúde

Na semana passada, reportagem do Diário dos Campos já apontava que a região dos Campos Gerais apresenta redução significativa nos contágios pelo coronavírus. De acordo com o levantamento da 3ª Regional de Saúde, Ponta Grossa teve , no acumulado do mês de novembro, taxa de 4% de positividade. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que “uma taxa de positividade inferior a 5% é um indicador de que a epidemia está sob controle”.

Ponta Grossa não tem mortes por covid nesta sexta-feira (3)

Ponta Grossa

Em Ponta Grossa, município com população bem superior à verificada nas cidades do entorno, os números também apresentam queda. De sábado (4) até esta terça-feira (7) houve um óbito e somente 10 novos casos confirmados. O município tem 16 pessoas internadas e 500 em isolamento domiciliar.

Divulgação dos boletins

Paradoxalmente, o otimismo em relação aos avanços no controle da doença motivaram órgãos oficiais a reduzirem a divulgação dos dados a respeito da pandemia. O Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais deixou de divulgar seus boletins diários no dia 1º de dezembro. O município de Tibagi , que publicava boletim quase que diário da doença, tornou as postagens mais raras. A última é do dia 1º de dezembro. A Prefeitura de Ipiranga publicou seu último boletim no dia 2 de dezembro. O município completou 127 anos nessa terça-feira (7), tendo em sua programação jogo de futebol, festival de música e show com duplas sertanejas.

Delay nas informações

Desde o início da pandemia, há divergência entre os dados divulgados pelos municípios e pelo Governo do Paraná. Normalmente, essa diferença se refere a atraso na divulgação do estado, em relação a dados já publicados pelas prefeituras. No caso de Ponta Grossa, por exemplo, a Secretaria de Estado de Saúde informa que houve o registro de 438 novos casos de covid-19. A prefeitura informa a inclusão de 31 novos casos. Mas o número total de casos divulgado pela prefeitura (55.211) é maior que o de casos divulgados pela SESA-PR (54.797), o que aponta que se trate apenas de atraso na divulgação.

Mesmo com esse delay no repasse de informação dos municípios, as estatísticas do estado também apontam queda nos casos. No boletim desta terça-feira (7), quatro municípios dos Campos Gerais estão sem registro de novos casos ao longo do mês de novembro: Curiúva, Ipiranga, Ivaí e São João do Triunfo.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.