em

Boletim aponta que pandemia está sob controle em PG

Foto: Divulgação

O Informe Epidemiológico da covid-19, elaborado pela Secretaria de Estado de Saúde (SESA-PR), sugere que a pandemia atingiu o status de “sob controle” em Ponta Grossa. O boletim se refere à taxa de positividade, o percentual de casos positivos para coronavírus, em meio aos testes RT-PCR realizados em determinado período.

De acordo com o levantamento da 3ª Regional de Saúde, Ponta Grossa tem, no acumulado do mês de novembro, taxa de 4% de positividade. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que “uma taxa de positividade inferior a 5% é um indicador de que a epidemia está sob controle”. Em outubro, o município ainda tinha taxa de 12% de positividade.

A taxa também está em 4% em Piraí do Sul, Carambeí, e na média da 3ª Regional de Saúde. Castro e Sengés aparecem com taxa de 2%, enquanto que Porto Amazonas e Jaguariaíva nem pontuaram nesse mês.

No entanto, o percentual é altamente variável. Isso pode ser observado, por exemplo, em relação ao município de Ipiranga, que tinha taxa de 4% em outubro, e subiu para 9% em novembro. Na área da 3ª Regional de Saúde, Ivaí é que inspira mais cuidados, pois tinha taxa de positividade de 50%, e em novembro tem 56%.

Ponta Grossa

O boletim da covid-19 em Ponta Grossa informou, nesta terça-feira (30), o registro de mais oito óbitos atribuídos à doença. Segundo a prefeitura, seis deles ocorreram em julho e foram incluídos retroativamente. Também foram confirmados 6 novos casos da doença.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.