Menu
em

9 perguntas e respostas sobre a vacinação contra covid-19

Foto: Agência Estadual de Notícias

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa-PR) listou algumas das principais perguntas sobre vacinação no Paraná. Confira as respostas e fique bem informado:

1 – Já é possível comprar a vacina contra covid-19?

Não, pois não houve liberação de venda no Brasil.

2 – Quem não deve tomar a vacina?

Quem tiver com febre moderada ou grave não deve ser imunizado, pois os sintomas podem ser confundidos com possíveis efeitos colaterais. Pacientes imunossuprimidos (aqueles que têm redução do seu sistema imunológico) também não podem ser vacinados.

3 – A vacina é recomendada para crianças e adolescentes?

Não, enquanto não houver estudos mais completos que incluam essa população.

4 – Quem já teve covid-19 pode se vacinar?

Pode. Não há evidências, até o momento, de qualquer risco com a vacinação de indivíduos com histórico anterior de infecção ou com anticorpo detectável para SARS-CoV-2. Além disso, como há casos de reinfecção e mesmo novas variantes do vírus circulando, ainda não existem evidências de que quem pegou a doença já esteja automaticamente imunizado.

5 – Tenho sintomas de covid-19, posso me vacinar?

É melhor esperar. Como a piora clínica pode ocorrer até duas semanas após a infecção, a vacinação deve ser adiada até a recuperação clínica total e pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas ou quatro semanas a partir da primeira amostra de PCR positiva em pessoas assintomáticas.

6 – Todos devem se vacinar?

Quanto mais pessoas tomarem a vacina, menos o vírus circula no ambiente, evitando que aquelas que por algum motivo não podem ser vacinadas sejam contaminadas. A meta é vacinar ao menos 90% da população alvo de cada grupo, uma vez que é de se esperar que uma pequena parcela da população apresente contraindicações à vacinação.

7 – Por que mesmo após tomar a vacina ainda preciso usar máscara?

Ainda faltam muitos meses para que todos sejam vacinados contra a covid-19, e mesmo quem já recebeu o imunizante ainda pode continuar sendo um agente de transmissão da doença.

8 – Quanto tempo após a vacinação estarei imunizado?

Nos estudos realizados foi observado que após 14 dias da aplicação da segunda dose da vacina há soro conversão para imunidade.

9 – Como faço para agendar o meu horário?

A responsabilidade pela estratégia de organização dos horários para aplicação das doses do imunizante é dos municípios. O Paraná tem 1.850 salas de vacinação distribuídas nas 399 cidades.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile