em

ACADEMIA DE LETRAS DOS CAMPOS GERAISEDITAL 01/2025PREENCHIMENTO DE VAGA DE “MEMBRO EFETIVO”

A Presidência da Academia de Letras dos Campos Gerais, no uso de suas atribuições legais, faz saber que estão abertas, no período de 22 de setembro a 22 de outubro de 2025, as inscrições de candidatos a Membro Efetivo desta Academia para preenchimento da Cadeira 30, que tem como Patrono Luiz Leopoldo Mercer, declarada vaga em razão do falecimento de sua Fundadora Nylzamira Cunha Bejes. A solicitação de inscrição será feita por requerimento assinado pelo candidato, dirigido à Academia de Letras dos Campos Gerais e entregue na Rua XV de Novembro, 512, sala 1, Ed. Boulevard Center, Ponta Grossa, PR, em horário comercial, podendo ser recebida pelo porteiro do edifício.

No requerimento de inscrição, o candidato deverá se apresentar, justificar o porquê da sua candidatura, informar seus meios de contato (telefone, e-mail, aplicativos de mensagens ou outros) e declarar expressamente: a) conhecimento e aceitação integral do Estatuto e do Regimento Interno da Academia; b) capacidade de arcar com os compromissos financeiros decorrentes da condição de Membro Efetivo desta Academia; c) interesse e disponibilidade para participar das reuniões e demais atividades da Instituição. O requerimento de inscrição deverá estar acompanhado de: a) pelo menos dois exemplares das obras ou parte das obras que tenha publicado; b) curriculum vitae; c) cópias de sua Carteira de Identidade ou de outro documento oficial de identificação, de seu CPF e de comprovante de residência.

Podem se inscrever os residentes ou nascidos na região dos Campos Gerais do Paraná e aqueles que, embora não nascidos nem residentes, possuam publicações relevantes a respeito da região, em qualquer gênero ou área do conhecimento.

O Estatuto e o Regimento Interno da Academia estão disponíveis para consulta na sede da Instituição, às quartas-feiras, das 14h às 17h.

Casos omissos serão julgados pela Diretoria, contra cujas decisões não caberá recurso.

Ponta Grossa, 22 de setembro de 2025.

FLÁVIO MADALOSSO VIEIRA

Presidente

ΑΠΟΛΛΩΝ

APOLLO

À Arte

Terá sido talvez a audácia imoderada
De sobrepor-se ao Sol, traçando-lhe os destinos,
De confrontar a luz, cedendo a desatinos,
De ladrilhar da glória a contrafeita estrada;

Ou quem sabe a soberba face emoldurada
Da loura cabeleira, os olhos, dois meninos,
De puro azul sidéreo, os lábios pequeninos,
Confiados na certeza eterna, incontestada…

A certeza é, porém, que Delfos toda exulta,
Desvelando por fim, humanamente, a oculta,
Sublime floração, de trigo e mel vestida:

A água lustral das fontes, livre como a aurora,
Banhando, ao novo lume intenso que o enamora,
Um prodígio maior que os deuses. E que a vida.

Sérgio Monteiro Zan
Cadeira 20
Academia de Letras dos Campos Gerais

Sérgio Monteiro Zan

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.