em

Vídeo: Enchente atinge Porto Amazonas após cheia do Rio Iguaçu

Foto: Reprodução/Facebook

O município de Porto Amazonas decretou estado de emergência devido às tempestades que atingiram a região na última quarta-feira (11). Conforme o decreto nº 147, publicado na última quinta-feira (12), a situação é considerava grave no município, devido ao nível do Rio Iguaçu que chegou a quase 6 metros a mais do normal. Com isso, diversas famílias ficaram desabrigadas por conta da enchente que atingiu Porto Amazonas.

Nível do Rio Iguaçu

O nível considerado normal do Rio Iguaçu, que passa pelo município, é de 1,7 metros. Por conta da cheia, diversas regiões da cidade foram inundadas. Segundo a Prefeitura de Porto Amazonas, cerca de 70 famílias foram afetadas pelo alagamento e precisaram deixar suas residências.

O alagamento também atingiu cerca de oito estabelecimentos comerciais, uma escola e o local onde funciona o Departamento de Fomento Agropecuário do município. Além desses locais, uma igreja também foi tomada pela chuva. Veja vídeo que mostra a situação da cidade:

Vídeo: Reprodução/Facebook

Enchente atinge Porto Amazonas

Para normalizar a situação, a prefeitura recorreu a tratores e barcos para retirar alguns móveis das casas atingidas pela enchente.

Ainda de acordo com o decreto, assinado pelo prefeito do município, Elias Jocid Gomes da Costa, o rio deve continuar neste estado até os próximos 15 dias. Logo, a cidade possui risco de ser atingida por um surto de leptospirose e demais doenças infecciosas.

Ações para ajudar as famílias afetadas

Para auxiliar as famílias afetadas pela enchente, a Prefeitura de Porto Amazonas disponibilizou o Centro de Convenções e o Clube do Mário para que essas pessoas tenham algum lugar para ficar temporariamente.

Diversos contatos foram disponibilizados, para aqueles que queiram realizar doações de cobertores, alimentos, roupas e produtos de higiene e limpeza.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.