Menu
em

Vai ter verão? Veja a previsão do tempo para a estação que inicia

Foto: Arquivo DC

Será que, de acordo com a previsão do tempo, haverá um verão tradicional em PG, Campos Gerais e todo o Paraná neste ano? Após uma primavera atípica e um dezembro registrando temperaturas baixas para o mês, a desconfiança paira sobre a estação historicamente mais quente do ano.

O verão inicia às 18h48 desta quarta-feira (21) e segue até às 18h25 do dia 23 de março de 2023.

De acordo com o boletim climático do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) o período deve ser marcado por tempestades.

“Normalmente, estas instabilidades são potencializadas por uma atmosfera que se caracteriza por estar mais aquecida e com taxas de umidade e calor mais elevados. Por conta disto, não são raras sequências de dias com ocorrência de chuvas, especialmente entre os períodos das tardes e noites”, explica o documento.

“Em alguns casos, os eventos de precipitação podem ser fortes e as chuvas volumosas. Outra característica destes eventos é a curta duração, mas podem ocasionar muitos raios, rajadas de ventos fortes, granizo e causar danos”, complementa.

Em relação às temperaturas, a tendência é que elas se aproximem das médias históricas, que podem ser observadas na tabela abaixo – na qual a região dos Campos Gerais é considerada como parte do “Centro” do Paraná.

Previsão para o início do verão em Ponta Grossa

A previsão para este início de verão em Ponta Grossa ainda não é a cara da estação.

Até o Natal não devem ocorrer chuvas na cidade, mas na véspera da data a temperatura mínima pode chegar a 13ºC, tanto na sexta-feira (23), quanto no sábado (24). Até lá as máximas não devem passar de 24ºC ao decorrer do dia.

Para o domingo (25) é previsto um aumento de temperatura, ficando entre 16ºC e 16ºC, mas na terça-feira (27) a máxima já deve despencar para 22ºC.

A partir da próxima segunda-feira (26), inclusive, é prevista chuva até pelo menos o início de 2023: a previsão do Simepar, que por enquanto vai até o dia 4 de janeiro, indica chuvas diárias, de fracas e moderadas, de 26 de dezembro até 4 de janeiro.

Veja abaixo:

Reprodução/Simepar

Confira mais detalhes no site do Simepar.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile