em

União entre AMCG e Estado quer transformar a região

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) realizou, na manhã dessa quinta-feira (1°), a primeira reunião da nova diretoria da entidade. A prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, coordenou o encontro, que teve como anfitrião o prefeito de Ipiranga, Douglas Modesto. A cidade sediou o evento, reunindo prefeitos dos municípios da região e secretários de Estado, entre outras autoridades.

Reunião da AMCG

O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, foi um dos que compareceram à reunião. Um dos itens que pautaram o evento foi o impacto econômico positivo que os pedágios deverão trazer aos municípios dos Campos Gerais.

“A região é impactada por três dos seis lotes de concessão de rodovias. Somente nos dois primeiros lotes a previsão é de R$ 20 bilhões em investimentos. Sem dúvida nenhuma, isso atinge muito nossa região, que é logística, e que vai levar mais infraestrutura aos municípios”, disse Sandro Alex, apontando que isso implicará também em geração de empregos e recolhimento de impostos.

“Estamos falando em todos os trechos duplicados, com intersecções em desnível. São mil obras em todo o projeto, além de contornos e adequações em perímetros urbanos. (…) Vamos viver um tempo de obras e de impacto muito relevante na economia”, acrescentou, em entrevista ao DCmais.

Pedidos e projetos

Os prefeitos participantes do encontro tiveram a chance de elencar suas demandas a Sandro Alex, e também aos secretários Eduardo Pimentel e Santin Roveda. Pimentel representou a Secretaria de Estado das Cidades e Roveda a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Paraná. Foi oportunidade para destacar o novo programa do Estado: o “Asfalto Novo, Vida Nova”, que deve garantir que os 155 municípios paranaenses com menos de 25 mil habitantes sejam totalmente asfaltados. Porto Amazonas foi um dos contemplados, com R$ 5,3 milhões para pavimentação.

Cidades-sede

Todas as cidades têm condições de receber essas reuniões. Queremos aproximar os prefeitos do Governo do Estado, e trazendo a equipe do Governo do Estado também até as cidades, apresentando os projetos e vendo planejamento estratégico de projetos”, disse a presidente da AMCG, Elisangela Pedroso, lembrando que a intenção é realizar reuniões nas 19 cidades que compõem a Associação.

Autoridades

Entre as diversas lideranças também estiveram presentes Irani José Barros, prefeito de Arapoti; Álvaro Telles, prefeito de Castro; Idir Treviso, prefeito de Ivaí; Gilson Venutti, vice-prefeito de Ortigueira; Major Schuli, vice-prefeito de Palmeira; Capitão Saulo, vice-prefeito de Ponta Grossa; Lucas Ribeiro, prefeito de Reserva; Nelson Ferreira, prefeito de Sengés; Artur Nolte (Butina), prefeito de Tibagi; e José Bitencourt, prefeito de Ventania. A reunião ainda contou com a presença dos deputados estaduais Luiz Claudio Romanelli, Hussein Bakri, Moacyr Fadel, Artagão Junior e Alexandre Cury.

Deputados

Todos os deputados destacaram o “espírito municipalista” e a vontade de trabalhar em conjunto com os prefeitos. “É muito importante a nossa participação em eventos como o da AMCG. Temos que ouvir aqueles que realmente conhecem a realidade de seus municípios”, avalia Cury.

Fadel reforçou o seu trabalho em prol dos Campos Gerais. “Fui eleito para fazer a diferença na região. Vamos trabalhar junto com os prefeitos”, ratificou. Para Artagão, os deputados devem buscar mais resultados para os municípios. “Com referências do passado, estamos construindo o presente e tentando desenhar o futuro”, disse.

Romanelli destacou o trabalho em consonância do Legislativo com o Executivo. “A política é um instrumento de transformação. Assumimos nossos mandatos para cumprir com compromissos”, relata. O crescimento do Estado do Paraná foi apontado pelo parlamentar. “É fruto do trabalho constante que fazemos”, ressalta.

Para que o Paraná e os Campos Gerais sigam crescendo, mais que o Brasil, Bakri pediu aos prefeitos para “deixarem seus projetos prontos”. “Teremos recursos necessários para mais quatro anos de realizações”, garantiu.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.