em

Tropa viaja 22 dias a cavalo desde Tibagi até Aparecida do Norte

A tropeirada partiu do Pinheiro Seco, no município de Tibagi, no dia 08 de junho e chegaram na Catedral de Nossa Senhora Aparecida na última quinta-feira (29). Grupo “Comitiva Tropeiros da Fé” conta com a participação dos tibagianos Joel Pupo, Joel Serenato e José da Luz, este último no apoio e fazendo a tradicional comida do grupo, a “queima do alho.”

Foram 22 dias de jornada para o grupo “Comitiva Tropeiros da Fé”, que conta com a participação de três tibagianos, para chegar ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Ao todo, foram 934 km percorridos pelos tropeiros em uma demonstração de fé.

O senhor Joel Pupo e o seu filho Joel Serenato. Com quase 70 anos, Joel Pupo e outros companheiros de tropa (Eloi, de Guaraniaçu; Rodinei, de Carambeí; Luiz e seu irmão Pedro, de Reserva) partiram do Pinheiro Seco, em Tibagi, no dia 08 de junho e passaram por diversas cidades como Piraí do Sul, Sengés, Itararé, Itapetininga, entre outras.

“No apoio da romaria segue também o tibagiano seu Zé (José da Luz). Ele vai no nosso apoio fazendo a ‘queima do alho’ (refeições). Uma pessoa de grande importância na nossa romaria, em conjunto com os companheiros Ivam e Nei”, garante Joel Pupo.

A jornada dos tropeiros é uma tradição centenária, que remonta aos tempos coloniais. Esses viajantes enfrentam longas distâncias e desafios da estrada para cumprir suas promessas e demonstrar sua devoção religiosa. A chegada marcante é um testemunho do espírito de perseverança e devoção dos tropeiros romeiros, que mantêm viva uma tradição ancestral e inspiram outros fiéis a seguirem seus passos.

Leia também

Cabe destacar também os cuidados com os animais, incluindo manejo adequado, alimentação de qualidade, troca de ferraduras e acompanhamento veterinário. Essas medidas visam garantir o bem-estar e a saúde dos animais que desempenham um papel fundamental nessa tradicional jornada religiosa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.