Em celebração ao Dia Nacional de Combate à Dengue, a cidade de Tibagi realizará uma série de ações preventivas junto ao Centro de Controle de Zoonoses. Entre as atividades estão a instalação de ovitrampas, visitas domiciliares e uma blitz educativa na Praça Edmundo Mercer. Também haverá distribuição de panfletos e atividades infantis. Tudo isso será no dia 23 de novembro, um sábado.
A população está sendo mais uma vez orientada a eliminar focos de água parada, cobrir recipientes e usar repelente. Os sintomas da dengue incluem febre alta, dor no corpo e manchas vermelhas; casos graves podem apresentar dor abdominal e sangramentos. Mais informações sobre a dengue e sobre as atividades do dia 23 podem ser obtidas pelo telefone: (42) 98811-2644.
Dengue no Paraná
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental, publicou nessa terça-feira (5) o novo informe semanal da dengue. Foram registrados mais 292 casos da doença sem óbitos na última semana. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 28.850 notificações, 3.432 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da dengue.
No total, 362 municípios já apresentaram notificações da doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e 237 possuem casos confirmados.
As regionais com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são 17ª Regional de Saúde de Londrina (898); 15ª RS de Maringá (423); 2ª RS Metropolitana (332); 1ª RS Paranaguá (297) e 5ª RS de Guarapuava (206). (com informações da AEN)