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Terminal portuário da Klabin promete reduzir tráfego de caminhões na região

A estrutura, que possui acesso ferroviário, visa movimentar os produtos produzidos nos Campos Gerais

A operação visa embarcar a celulose em fardos e bobinas produzidos nas fábricas de Ortigueira e Monte Alegre - Foto: Divulgação

A Klabin iniciou as operações do seu Terminal Portuário em Paranaguá, o PAR-01. Localizado dentro da área portuária, com a construção de um novo acesso ferroviário, o Terminal marca a retomada da operação com vagões no cais comercial do Porto da região.

“O Terminal é parte importante na estratégia de crescimento da Companhia e visa consolidar Paranaguá como seu porto principal, garantindo a sustentabilidade nas exportações da empresa para investimentos futuros. O PAR-01 permite que toda a operação de descarregamento de celulose fibra curta, fibra longa e bobinas de papel e fluff, vindas das Unidades Puma e Monte Alegre, seja feita dentro do Porto de Paranaguá”, explica a empresa.

“A operação visa embarcar a celulose em fardos e bobinas produzidos nas fábricas de Ortigueira e Monte Alegre, com uma expectativa de transportar até 1 milhão de toneladas por ano. O PAR-01 traz, ainda, produtividade e competitividade à Klabin no modal Break Bulk, modalidade de transporte de cargas sem a utilização de contêineres, que transportam grandes volumes, diretamente na parte interna dos navios, permitindo atender nossos clientes com grande escala e excelência operacional. O primeiro navio com a carga do terminal parte ainda em dezembro com destino a Livorno, na Itália, região importante e em que a Klabin tem forte presença com seus produtos”, complementa.

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Os benefícios do terminal ferroviário da Klabin, no entanto, não param na operação da empresa. A localização do novo terminal, com conexão ferroviária direta da fábrica de Ortigueira até o PAR-01, permitirá a redução no tráfego de caminhões, que realizavam até 1.200 viagens em dias de embarque, para transportar a carga da Klabin do seu armazém externo, localizado a 5km da área portuária, até os navios. Desta forma, o terminal deverá beneficiar o trânsito da cidade, aumentando a segurança dos cidadãos e a diminuição da emissão de gases do efeito estufa.

 O PAR-01 compreende uma área de 27.530 m², arrendada pela Klabin em leilão realizado em agosto de 2019. O contrato de concessão foi assinado no início de 2020, encerrando duas décadas sem novos arrendamentos no Porto de Paranaguá. Apesar de já estar apto para operar, ainda há investimentos a serem concluídos no terminal, como a instalação de placas solares, que produzirão cerca de 270 megawatts hora por ano, tornando a geração de energia do PAR-01 mais sustentável.

Passarela

Além do startup do terminal ferroviário da Klabin, em dezembro também está sendo inaugurada a passarela para pedestres na Avenida Portuária, em Paranaguá, implantada para garantir a segurança dos profissionais no trajeto de acesso ao porto. Sua construção e modelo foram amplamente discutidos em reuniões com todos os sindicatos que representam os trabalhadores portuários e com a APPA. A construção da passarela foi uma das ações priorizadas e aprovadas no EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança) à implantação do PAR-01/Terminal Portuário.

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