em

Técnicos recolhem objeto que caiu do céu em São Mateus do Sul

Retirada do material foi acompanhada pela Agência Espacial Brasileira

Foto de objeto que caiu do céu, sendo retirado de propriedade em São Mateus do Sul
Empresa terceirizada retirou detrito espacial com ajuda de guindaste e caminhão / Foto: Divulgação

Uma força-tarefa recolheu, nessa sexta-feira (8), o objeto de metal que caiu do céu em propriedade rural de São Mateus do Sul, a cerca de 120 quilômetros de Ponta Grossa, no Paraná. A equipe formada por representantes da Agência Espacial Brasileira (AEB), da Prefeitura de São Mateus do Sul e técnicos de uma empresa de destinação de resíduos de Curitiba foi até a propriedade para acompanhar e garantir a correta retirada dos detritos.

O material caiu em meio a plantação de erva-mate na madrugada do dia 16 de março, conforme relato de moradores da região, que ouviram forte estrondo e viram clarões de luz.

Objeto que caiu do céu

A peça retirada tinha cerca de 4 metros, e consistia em uma pedaço de metal retorcido. Embora não haja confirmação oficial, suspeita-se que seja um pedaço do foguete Falcon-9 da empresa Space-X, cuja reentrada na atmosfera ocorreu nos primeiros dias de março.

Material foi colocado em caminhão e transportado inicialmente até Curitiba

A AEB, em agradecimento ao serviço prestado pelos donos da área atingida, João Ricardo Pacheco Portes e Joseane Maria Franco Portes, entregou a eles um conjunto de medalhas. Os proprietários do terreno informaram a localização da peça e a mantiveram em segurança durante os trâmites burocráticos para a retirada.

Procedimento ocorreu de forma tranquila

O técnico da Agência Espacial Brasileira, Raul Horie Arakaki, explicou que uma queda de objeto desse porte em área habitada é coisa rara. “Esse tipo de fato não é comum. As peças espaciais normalmente já têm no cálculo de sua trajetória o cuidado para que caiam em locais que não tenham pessoas, principalmente no oceano. Esse foi um fato isolado”, explica.

Peça foi retirada com ajuda de guindaste

Segundo ele, a AEB tem a responsabilidade de fazer investigação da procedência, elaborar relatório técnico e comunicar o responsável. Tão logo foi contatada, a empresa se prontificou a realizar a retirada da peça, que aconteceu de forma tranquila, nessa semana.

João Ricardo Portes e equipe da AEB, com representante da Defesa Civil de São Mateus do Sul

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.