em

Simepar alerta para risco de tempestade nos Campos Gerais

Foto: Arquivo DC

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) emitiu um alerta sobre o risco da ocorrência de tempestade nos Campos Gerais entre esta quarta (9) e quinta-feira (10). “O volume de chuvas deverá ser expressivo, considerando o padrão meteorológico para agosto”, disse o órgão em uma publicação feita ontem (9) na sua página de Instagram.

Nesta madrugada, de acordo a PRF, a chuva já foi a causa de um acidente na região que causou a morte de um jovem casal de namorados, de 17 e 19 anos.

Vídeo

Hoje (10) o Simepar divulgou um vídeo no qual o meteorologista Lizandro Jacóbsen comenta a previsão do tempo para todo o estado. Nele, o profissional destaca que quem pegar a estrada, principalmente as BRs 277 e 376, deve redobrar a atenção. “A chuva pode bem bem intensa entre a tarde e a noite de hoje”, ressalta.

Confira o vídeo completo:

Ponta Grossa

Confira a previsão do tempo do Simepar para os próximos dias em Ponta Grossa:

Fonte: Simepar

Litoral

Além da tempestade nos Campos Gerais, para o litoral o alerta é ainda mais evidenciado. “O fenômeno será provocado pela formação de um centro de baixa pressão atmosférica, denominado ciclogênese, e também irá ocorrer ressaca no mar. A previsão indica ventos de 40 a 55 km/h, em média, podendo ser registradas rajadas de 90 km/h. A previsão de chuva acumulada pode chegar até 100 mm e ondas atípicas, com altura acima do normal”, destaca o Simepar.

“A Defesa Civil orienta, ainda, para que as pessoas que moram nas cidades litorâneas acompanhem a situação meteorológica e acionem o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil Municipal em caso de emergência, como em situação de alagamento. Também é importante que a população se proteja e não fique em regiões de praia. Na quinta-feira o sistema de baixa pressão se afasta em direção ao mar, porém a atividade de agitação marítima deve perdurar até sexta-feira (12)”, ressalta o órgão.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.