em

Secretaria de Castro realiza qualificação profissional com moradores de Socavão

Começa na próxima segunda-feira (28) o curso de Fundamentos de Elétrica em Máquinas Agrícolas. As aulas serão ministradas no distrito do Socavão e têm como pré-requisitos de participação idade mínima de 16 anos e ensino médio (mesmo que incompleto).

As inscrições seguem abertas e podem ser feitas através do link https://linktr.ee/indecomcastro – ou pelo QR code disponível nos materiais de divulgação impressos. As vagas são limitadas.

Conforme explica o superintendente de Indústria da Secretaria Municipal de Cultura, Indústria, Comércio e Turismo, Alisson Ribas Cortiano, o curso integra a etapa de qualificação que a Prefeitura está oferecendo gratuitamente aos moradores da região, por meio de três cursos adquiridos junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O primeiro deles, de Fundamentos em Hidráulica de Máquinas Agrícolas, foi concluído recentemente e beneficiou aproximadamente 20 moradores. E, para o próximo mês de setembro está previsto o curso de Fundamentos e Mecânica Básica em Máquinas Agrícolas.

“Ao levar cursos profissionalizantes gratuitos para as comunidades do interior, a Prefeitura amplia as oportunidades de formação profissional. Essa iniciativa também contribui para fortalecer a economia local. Ao fornecer treinamento e qualificação, os cursos capacitam os moradores, preparando-os para o mercado de trabalho e auxiliando na formação de mão de obra especializada para própria região, isso pode impulsionar a criação de novos negócios e atrair investimentos, além de reduzir a dependência de mão de obra externa”.

Qualificiação profissional em Castro

Sidney foi um dos moradores que concluiu as aulas do primeiro curso, no Socavão. Ao final, ele afirmou que a iniciativa está aprovada e que o aprendizado proporcionado pelo curso será bem aproveitado. “Foi muito bom, muito aprendizado, professores excelentes, muito bem aproveitado. Foi uma oportunidade muito boa para nossa comunidade que a Secretaria de Cultura e Indústria nos proporcionou”, ressaltou.

Lucas, outro aluno beneficiado, realçou a importância da qualificação para o mercado de trabalho: “Aprendemos bastante a lidar com as máquinas hidráulicas”, disse.

Leia também: Programa realiza inseminações artificiais em bovinos de Castro

Cada um dos cursos têm carga horária de 30 horas, e todos são certificados pelo Senai. As aulas são ministradas na Associação dos Moradores da Vila Nova do Socavão. No distrito, a iniciativa conta com apoio da comunidade, Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Vitória de Freitas Silva e unidades educacionais.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.