em

Reserva passa a integrar Samu Regional

Reserva ganha acesso à Vaga Zero, atendimento aéreo, ambulância exclusiva e 10 socorristas Foto: Divulgação

Na tarde da última sexta-feira (22) aconteceu a cerimônia oficial que marcou o início do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Reserva, através do consórcio CimSamu da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). Na ocasião, o prefeito Lucas Machado e a vice-prefeita Ana Maria Pachalki se reuniram com a diretora-geral do CimSamu, Sheila Mainardes, secretários municipais, entre outras lideranças.


No projeto de expansão regional, Reserva é a 33a unidade do CimSamu. A viatura local é de atendimento inicial, com apoio logístico em casos graves com vagas em leitos, atendimento aéreo e novas possibilidades de acesso. O prefeito salientou a importância de ter o serviço. “Nós tínhamos esse atendimento [antes da chegada do Samu] de forma muita honrosa. O pessoal daqui sempre dando o seu melhor. Hoje não implantamos o Samu para tomar lugar de alguém, mas para somar com aqueles que já faziam. Essa é a visão’’, disse o prefeito.
Há dez socorristas treinados e o município conta com uma ambulância equipada.

O atendimento já estava em funcionamento preliminar desde a última segunda-feira (18). O número para emergências é 192. O prefeito Lucas ainda garantiu que o próximo passo é uma sede própria para o novo serviço, que atualmente funciona junto ao Pronto Atendimento, na rua Generoso Marquês, 1173. “São 27 mil pessoas que passam a ser atendidas pelo Samu, para nós é uma satisfação muito grande. Conseguimos visualizar essa rede de urgência e emergência sendo consolidada passo a passo’’, comentou Sheila Mainardes.

LEIA NO DCMAIS: Ponte da Integração Brasil – Paraguai chega a 82% de conclusão

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.