Menu
em

Região acumula 187 óbitos relacionados à gravidez

Foto: Ilustração

Os 12 municípios que fazem parte da 3ª Regional da Saúde acumularam no último ano 187 óbitos relacionados à gravidez. Os dados foram divulgados pelas autoridades durante encontro que debateu a Linha de Cuidado Materno-Infantil. A reunião na faculdade Unicesumar, em Ponta Grossa, contou com a participação de gestores municipais da Saúde e integrantes do Consórcio Intermunicipal (CimSaúde).

Conforme as estatísticas divulgadas, a Região registrou 90 óbitos fetais, 79 infantis e 18 maternos. “Vale ressaltar que dos 90 óbitos fetais apontados, 18 poderiam ter sido evitados somente com a melhoria dos cuidados durante o pré-natal”, comenta a diretora do Consórcio, Pâmella Costa.

Dos óbitos maternos contabilizados no período, dez foram em decorrência da covid-19. Ou seja, 55% das gestantes faleceram por conta da contaminação pelo coronavírus.

Diante dos dados, o grupo que conduz debates sobre a importância do pré-natal retomou ações presenciais com a intenção de apontar falhas e indicar soluções na área. “A revisão e a atualização dos critérios para estratificação de risco das gestantes deve ser constante”, avalia Pâmella. Para isso, a Secretaria de Estado da Saúde vem realizando capacitações nos municípios desde o último ano. Além das capacitações, os atores vão contar com sistema de informações para cada gestante.

“Temos que melhorar como um todo a qualidade na assistência às gestantes, tanto pela atenção primária, quanto na especialidade, até chegar ao parto de referência. A intenção é minimizar intercorrências obstétricas”, cita.

Atenção Básica

Conforme a enfermeira da 3ª Regional de Saúde, Adriana Crivoi, além dos critérios usuais para a estratificação, como pressão ou diabetes, a Atenção Básica deve se atentar a outros fatores, como a presença de sífilis nas gestantes.

“A testagem, tanto da gestante quanto do parceiro, é essencial. Pois estamos com altos números de gestantes com sífilis, e crianças com sífilis congênita”, destaca a enfermeira, ressaltando a importância do uso do preservativo também durante a gestação.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile