Menu
em

Receita recebe mais declarações do que o esperado em PG e região

O delegado regional da Receita Federal, Demetrius de Moura Soares, destaca que o resultado foi surpreendente (Foto: Arquivo DC)

A delegacia regional da Receita Federal de PG recebeu mais declarações de imposto de renda do que o esperado, tanto em Ponta Grossa quanto em todos os 64 municípios que abrange. No total, foram 261.324 declarações entregues na região, 8,9% a mais do que as 240 mil estimadas. Apenas em Ponta Grossa o número chegou a 79.895, 7,2% a mais do que os 74.500 prospectados inicialmente.

No ano passado o mesmo fenômeno foi observado, mas em proporções menores, já que as entregas totalizaram 6% a mais do que o estimado. “Historicamente isso não é normal. Nos surpreendeu, e ocorreu no Brasil como um todo”, destaca o delegado regional da Receita Federal de PG, Demetrius de Moura Soares.

Para ele, entre os motivos para o fenômeno estão a correção dos salários, que fez com que mais pessoas atingissem a renda mínima que torna a entrega obrigatória, o aumento de investidores na bolsa, que a partir do momento que fazem a primeira operação já estão sujeitos à entrega do documento, não importando o valor, e o uso da declaração de imposto de renda como comprovante de renda – o que auxilia para financiamentos, por exemplo.

Última hora

A uma semana do prazo final, que encerrou na terça-feira (31), mais de 1 a cada 4 ponta-grossenses não tinham entregado a declaração – e muitos deixaram ainda mais para a última hora.

“Uma curiosidade é que o dia que teve o maior número de declarações transmitidas foi o último [31 de maio], quando recebemos 9,4% dos documentos de Ponta Grossa e 8,8% dos da região como um todo”, ressalta Demetrius.

Documentos

O delegado também alerta para a necessidade de guardar os documentos referentes aos dados utilizados na declaração por 5 anos, que é o prazo que a Receita tem para poder convocar o contribuinte e que o contribuinte tem para emitir a declaração retificadora.

Multa

Quem deveria, mas não enviou a declaração vai receber uma multa de 1% ao mês sobre o valor do imposto de renda devido, limitada a 20% do valor do imposto de renda, mas com mínimo de R$ 165,74.

A multa é gerada no momento da entrega da declaração e o contribuinte tem 30 dias para pagá-la. Após este prazo, começam a correr juros de mora, corrigidos pela taxa Selic.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile